Para que serve o governo?

Parte I - Planos de Saúde

Houve um tempo em que alguns economistas deslumbrados com o capitalismo diziam que o mercado busca o equilíbrio sozinho, é autoregulável. Para tanto, bastou a quebra da bolsa de Nova York de 1929 para detonar essa crença.

Desde então, os governos capitalistas têm atuado de forma a equilibrar o mercado quanto a oferta e procura e atender as necessidades da classes menos favorecidas. Seja com incentivos fiscais, manipulação da taxa de juros e também investindo em setores que a iniciativa privada não tem interesse.

O embate entre quem acha que o governo deve estatizar empresas estratégicas e os que as querem privatizar é eterna e rende muita discussão.

De qualquer jeito, nós, os achacados contribuintes e eleitores traídos, queremos ver as coisas funcionando e nossos impostos tornando-se benefícios sociais.

Vejamos, não há quem não tenha consciência de que a saúde pública é deficiente (para não dizer que é uma calamidade). Os políticos adoram inaugurar hospitais novos e abandoná-los sem equipamentos, suprimentos e funcionários. Palanque e discurso parecem resolver todas as enfermidades, dengue, etc.

Nas últimas décadas proliferaram-se inúmeras empresas de planos de saúde e seguro saúde.

Ao mesmo passo que há um tsunami de reclamações contra essas empresas; ora por não cobrirem cirurgias, ora por abusarem dos aumentos e mudarem os prestadores, reduzindo a qualidade dos serviços. O associado depois de 20, 30 anos de contribuição é induzido a sair do plano, porque agora está velho e representa risco. Outros planos quebram e deixam inúmeros associados, normalmente idosos, sem saída.

O Banco do Brasil resolveu entrar para o mercado de seguro saúde. Logo imaginei que, como banco federal deverá criar planos acessíveis às classes menos favorecidas e, principalmente, aos idosos rejeitados deste país. Ledo engano. O BB está concorrendo para abocanhar os clientes saudáveis, jovens e com boa situação financeira. Ora, esse mercado já tem muito concorrente! A iniciativa privada dá conta. Para que serve esse governo, afinal?