Lágrimas Além do Continente Negro

O cenário é Darfur, no oeste do Sudão. Os protagonistas são o governo e os rebeldes, os coadjuvantes, os civis... E os espectadores? Chineses? Quem disse que ele vêem algo de errado lá? Ninguém 'tá assistindo...

É o maior genocídio de nossa "era glacial ideológica". Mas quem vê? A África nunca fora importante... Só para trazer escravos, garimpar e explorar seus diamantes e outras riquezas minerais... E os nativos? Quem?!

Vi um documentário sobre esse genocídio africano. De um lado, os rebeldes, de outro as Tropas do Governo... Ditadura, insana e devassada ditadura imposta por um sujeitinho chamado Al-Bashir... É triste. Mulheres estupradas, homens mortos e crianças... Pra onde foram? Segundo o que foi dito pelo repórter, as mulheres são levadas pelos rebeldes e os homens mortos por eles, quem escapa é morto pelas Tropas do Governo... Eis tua salvação...

O continente negro sofre com doenças, fome e todo o tipo de flagelo que o homem possa imginar e ainda é obrigado - sem exagero - assistir uma guerra onde os dois lado não perdem, mas quem perde é quem está, de certa forma, fora do lance... Deus, tem certeza que derramou os cálices da ira no lugar certo?!

O mundo é desastre de proporções seculares e não damos conta disso ainda. Nos fazemos de cegos na frente da TV que só é constituída de bosta "talk-show". Nada é sonho, todo sonho é perfeição, faça-se a perfeição estar em Darfur, alguém lá está precisando...

Há 120 anos, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que deu a liberdade aos escravos... Um século e duas décadas depois o negro ainda é banalizado, e é maioria! Os seus semelhantes são mortos pelo lucro, não só no Sudão, mas em todo aquele continente que, antes, era soberano, e hoje, submisso... A morte ronda aquele lugar em variadas formas, desde a AIDS até a AK-47 do rebelde e do soldado do governo...

As lágrimas do continente negro nos voltam para o Sudão e o mundo não vê essa probre criança chorar... É assim... Nem os próprios senhores dessa criança o vêem chorando.

Antes de concluir essa triste crônica, queria pedir, para quem puder, que escrevesse para a Embaixada do Sudão em Brasília: SHIS - QL 11, cj. 5, casa 13, CEP: 71635-050, Brasília - DF, e perguntasse ao subordinado de Al-Bashir na embaixada por que ele não assume que o governo hipócrita que ele mantem mata inocentes enquanto "luta" contra os rebeldes... Limpeza Étnica e liberdade são sinônimos para os idiotas...

Estas doem, lágrimas do continente negro...

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 15/05/2008
Reeditado em 18/06/2008
Código do texto: T991437
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.