Amor e o Respeito

Mateus 5:43-44 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, .

Que significa amar ao próximo como a si mesmo?

Se estivermos empenhados em busca de nossa felicidade – devemos também procurar oferecer o carinho e abnegação ao próximo que passa por momentos aflitivos.

Não há como de falar de amor ignorando a palavra respeito!

Há um ditado que diz:

“A minha liberdade termina onde começa a dos outros”

Quem não respeita a si mesmo não tem como Amar a si mesmo, necessariamente não respeitará ao próximo, como também Não amará a Deus sobre todas as coisas.

Qual o ele que existe entre o Amor e o Respeito?

A palavra respeito advém do latim “REPECTUS”, que significa: “olhar outra vez ou novamente”. A ideia nos perpassa o sentido de que algo merece nosso segundo olhar, ou seja, uma melhor atenção. Portanto, respeito significa tratar algo ou alguém com deveras estima e profunda deferência. É importante resgatar maneira de proceder de uma pessoa em relação à outra resgatando valores esquecidos e perdidos na estrada do tempo revivendo antigas lembranças de nossos antepassados onde os dons da dignidade, atenção, educação!

Nos dias atuais percebemos nitidamente que a humanidade tem perdido a capacidade de olhar com atenção e sensibilidade para o mundo ao seu redor, infelizmente as pessoas tende a enxergar somente o seu universo e pouco se importam com os demais. Precisamos começar a resgatar os valores do respeito, partindo dos nossos lares e convívios familiares. Liberdade e o Respeito característica essencial para obter sucesso no relacionamento. As diferenças precisam ser respeitadas, sejam elas de gostos, personalidades, visões, objetivos pessoais. Profissionais.

O Grande progresso do século XX foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos redigido pela ONU após a segunda guerra mundial 1948 O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta...

Os direitos humanos são os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo (como religião e opinião política).

“A sociedade medieval foi profundamente marcada pela superioridade do universo masculino”. As mulheres devido a sua posição de submissão em relação aos homens, não tinham participação ativa na elaboração das leis. Entretanto, eram obrigadas a obedecer a uma série de leis específicas . Havia um poder de tutela do sexo masculino sobre o feminino, que passava do pai pelo seu tutor, que além disso, tinha o direito sobre sua fortuna, podendo castigá-la fisicamente, ou em casos extremos até levá-la a morte, podendo dá-la em casamento ou até mesmo vendê-la. No século XIII, os livros de direito abriram algumas liberdades para as mulheres solteiras e viúvas, em relação a quando prevalecia o direito gentílico4 . É curioso notar que mulheres vendedeiras e comerciantes, mesmo casadas se livraram do poder de tutela do marido devido a independência financeira. Nem todas as mulheres eram tratadas pela sociedade medieval da mesma forma. Havia diferenças quanto à idade e hierarquia social. Poucos eram os relatos sobre a vida das camponesas, mas sabe-se que devido à condição social dos maridos, ao contraírem matrimônio. Elas teriam que trabalhar muito, e trabalho na época era uma condição bastante subalterna. As senhoras da elite deveriam ter uma grande capacidade de administração, pois lhes cabia todo o controle da dispensa, da criadagem e do suprimento de vestimentas da casa” “Jéssica Fortunata do Amaral” . : O Livro da Intenção e O Livro das Maravilhas, Livro da Intenção (c. 1283) foi escrito por Llull para seu filho, Idade Média – Casamento – Ramon Llull.

Karl Max dizia que "O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão."

É verdade! Todo e qualquer ser humano gosta e precisa ser respeitado.

Vivemos em uma grande sociedade onde cada ser tem seus valores e princípios diferenciados.

Vivemos em uma comunidade onde se estabelece padrões, leis a serem cumpridas (às vezes cruéis). Entretanto não é o nível material que leva a felicidade a um indivíduo, mas seu comportamento correto, afável, respeitoso, atencioso, solícito.

Procedimento que se deve ter com todas as pessoas, independente de seu nível cultural ou social.

As mãos trabalhadoras não apresentam diferença qualitativa!

Seja ela do artesão, do pedreiro, ou das mãos da mulher que rodopiou a roca e o fuso, do engenheiro, médico, papa ou presidentes. Simplesmente são mãos trabalhadoras.

Do artesão simples ao tocar na argila nascerão belos potes, vasilhas, paredes, das palmeiras choupanas, redes - deixando ali sua energia de carinho e amor.

O ser humano é uma "máquina" movida pela energia cósmica vinda do Universo carregado de poder. Consumimos energia dos alimentos, dos animais, das plantas, e da matéria que foi elaborada.

Relembro agora um texto que diz:

Devemos imitar a árvore.

Tão logo tem uma folhinha começa a dar sombra.

Quando está carregada de frutos baixa os galhos para facilitar a sua colheita.

Dá sombra a todos, até mesmo ao lenhador que a derruba.

Mesmo depois de seca é lenha que nos aquece, estalando num fogo que é festa.

“O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados”.

Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos.

Se ficarmos assim, não vamos à busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor!”

Marília
Enviado por Marília em 18/05/2008
Reeditado em 18/03/2015
Código do texto: T995461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.