A LIBERTAÇÃO QUE NÃO VEIO

A LIBERTAÇÃO QUE NÃO VEIO

(MÊS DE MAIO)

Estamos no mês de maio.

Mês em que comemoramos o dia das mães,

Comemoramos o mês de Maria, a mãe de Jesus,

O mês das noivas, as festas de São Benedito e do Rosário...

O aniversário da abolição da escravatura, a Lei Áurea.

Epa! Lei Áurea?

Engraçado, quando foi proclamada a Lei Áurea, em muitos lugares como:

Rio Grande do Sul, quase todo Ceará e Amazonas, já não havia mais escravidão.

Ao que parece, no Brasil nunca se faz uma lei que realmente seja altamente beneficente para aqueles que deveriam ser beneficiados por ela.

Lei Áurea não foi diferente.

Por exemplo, havia aproximadamente 750 mil negros escravos,

Resultado de 4 séculos de escuridão na sociedade brasileira.

E todos foram libertos da noite para o dia e sem nenhum regulamento de segurança ou garantia de vida digna pós-Lei Áurea.

Mas para que se preocupar em dar vida digna para menos de 10% da população, não é mesmo? Pois isso é o que eles representavam na época.

E mais, o café que segurava a economia do país, já estava em grande parte nas mãos dos meeiros europeus, principalmente os italianos. As primeiras levas de europeus chegaram às nossas terras antes da libertação dos escravos negros.

Isabel, uma princesa altamente humana, assim era a imagem dela passada para nós, alunos do ensino fundamental no início da década de 70, chamada de “Redentora” por Chico Alencar, autor da obra BR-500. Essa Redentora acabou excluindo e marginalizando da sociedade os seus “queridos filhos negros”, não dando a eles a mínima condição para viverem livres. “Eta mãe zona”!

E o preconceito, o racismo, a marginalização social, política, econômica e religiosa contra os negros continuam até hoje. Deve ser por isso que a comunidade negra do país não celebra com festas o aniversário da Lei Áurea.

E cada vez será maior o número de pessoas que não celebrarão essa tal de Lei Áurea.

Na época era 10% da população negra.

Hoje, a maioria absoluta da população, chegando a 80%, traz vestígios dos negros na sua genética. A comunidade dos 20% deve estar mais concentrada nas estâncias do Sul.

Então, nem tudo no mês de maio trás boas notícias.

Que esse mês feminino e mariano possa ser cada vez mais humano!

E aos irmãos e irmãs mais negros do que eu, um forte abraço!

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 20/05/2008
Código do texto: T997616
Classificação de conteúdo: seguro