UM GRITO UM APELO "CERRADO NOSSO DE CADA DIA"...

Autor: José Mauro Candido Mendes

COM EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 196 MILHÕES DE HECTARES, ESTUDOS APONTAM QUE SOMENTE 20% DA ÁREA ORIGINAL ESTEJA PRESERVADA. O QUE É MUITO TRISTE E CERTAMENTE EXECRÁVEL SE NADA FOR FEITO PARA PRESERVAÇÃO DO QUE RESTA.

VAMOS TODOS DESPERTAR PARA A MANUTENÇÃO E PERPETUAÇÃO DESSE RIQUISSIMO E VARIADO ECOSSISTEMA EXISTENTE EM ALGUMAS REGIÕES DO NOSSO BRASIL. SENDO MAIS ABUDANTE NO CENTRO OESTE BRASILEIRO.

É CONSIDERADO E RECONHECIDO COMO A SAVANA MAIS RICA DO MUNDO EM BIODIVERSIDADE. CERTAMENTE DESAPARECENDO OCORRERÃO DESEQUILIBRIOS CATASTROFICOS NA REGIÃO.

ACREDITAMOS QUE OS GOVERNOS DEVAM AVANÇAR MAIS EM PESQUISAS BEM COMO APOIANDO O CULTIVO ECOLOGICAMENTE CORRETO E QUE SEJA ECONOMICAMENTE VIÁVEL O APROVEITAMENTO INDUSTRIAL DE FRUTOS COMO O BARU POR EXEMPLO POUCO CONHECIDO. TRATA-SE DE UMA AMÊNDOA RICA EM “VITAMINAS, MINERAIS E BOAS DOSES DE ANTIOXIDANTES”.

O PEQUI UM FRUTO MAIS CONHECIDO E QUE VEM DESPERTANDO JÁ O SEU CULTIVO. O INGÁ, O JATOBÁ, A SIRIGUELA E OUTRAS TANTAS EXISTENTES EM NOSSA FLORA.

O MANEJO CORRETO E CONSCIENTE NO PLANTIO DA CANA DE AÇÚCAR E DA SOJA, ALIVIARÃO BEM O NOSSO SOLO DO TRISTE E LAMENTÁVEL DESAPARECIMENTO NUM FUTURO BREVE DESSAS ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO.

COM CERTEZA, SE NADA FOR FEITO PARA RECUPERARMOS PARTE DO QUE PERDEMOS, NUM FUTURO PRÓXIMO, ATRAVÉS DOS INCENTIVOS AO REPLANTIO NOSSOS NETOS NÃO VERÃO UMA ARARA OU UM TUCANO SABOREANDO LIVREMENTE OS FRUTOS DO BARU, DO PEQUI, JATOBÁ, OU SIMPLESMENTE SOBREVOANDO NA IMENSIDÃO DO NOSSO CÉU, FADADO A FICAR MENOS VERDE, MENOS AMARELO SEM AS LINDAS AVES.

jose mauro candido mendes
Enviado por jose mauro candido mendes em 21/05/2008
Código do texto: T998749