Educar para a Paz: uma proposta possível




"A paz do mundo começa em mim
Se eu tenho amor com certeza sou feliz.
Se eu faço o bem a meu irmão
Tenho a grandeza dentro do meu coração.
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor.
Paz pela paz pelas crianças,
paz pela paz pelas florestas,
paz pela paz pela coragem de mudar.
Paz pela paz pela justiça,
Paz pela paz a liberdade,
Paz pela paz pela beleza de te amar.
Paz pela paz de um mundo novo,
Paz pela paz à esperança,
paz pela paz pela coragem de mudar,
Paz pela paz pela beleza de te amar .

A paz do mundo........"

[Paz Pela Paz- Nando Cordel]


     Recentemente, numa das minhas ações como conselheira do Conselho Municipal de Educação de Maceió, estive revisando a lei municipal que cria as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência (CIPAVEs) nas escolas, uma ideia da SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria derivada das CIPAS, com fundamentação nos conceitos de Escola Segura, de Escola Promotora de Saúde.
     Nesta revisão, já que é responsabilidade do Conselho normatizar o funcionamento dessas comissões, agregou-se também o combate á pratica do Bullying **, cujos relatos de casos nas escolas tem se avolumado e agravado, com uma frequência assustadora.
     E mais: relatos cotidianos de violência física e simbólica, com requintes de perversidade contra professoras e professores, dentro das salas de aula, circulam de boca em boca. Profissionais acuados, se ausentando do trabalho por síndrome do pânico, esgotamento nervoso e outras patologias que comprometem a saúde mental, tem sido uma constante. A crise dos valores porque passa a sociedade desemboca no chão da escola com uma rapidez alarmante, afetando o ânimo de alunos e profissionais da educação, como se já não bastasse o tanto de problemas que as instituições de ensino já enfrentam.
     Uma sociedade doente, corrompida, uma escola idem.É preciso que projetos e ações que sigam na contramão dessa crônica da destruição anunciada sejam divulgados, encorajados assumidos por cada um e cada uma que acredita que outro mundo é possível, outro jeito de lidar com as questões da violência, da falta de respeito, da ausência de solidariedade, da construção da humanidade, seja prática cotidiana em todas as escolas desse país.
     Uma experiência que conheço desde 2002 é a do MOVPAZ**, o Movimento Internacional Pela Paz e a Não Violência, nascido em Feira de Santana (Bahia), mas já implantado em vários estados. Em Maceió já existe a lei de autoria do então Vereador Tomáz Beltrão que cria a Semana da Paz e o dia municipal da paz no segundo domingo de dezembro.Há uma lei estadual também confirmando esse mesmo domingo em dia estadual da paz
     Tem sido uma tradição as caminhadas pela Paz e não Violência. Convidados muito especiais, escolas de todas as redes, órgãos públicos e sociedade civil afirmam o propósito de construir uma Cultura de Paz, contribuindo para que se ratifique em cada espaço de convívio, os valores universais da justiça e da solidariedade, cessando as ocorrências de violência física e/ou simbólica e/ou reduzindo significativamente seus índices.
     “Paz pela Paz” é um projeto em especial para as escolas, para que incluam no seu Projeto Pedagógico e no Currículo ações concretas para se construir uma Cultura de Paz. O verbo PAZEAR compromete a todos nós e há muito a ser feito. A música PAZ PELA PAZ é uma doação para o movimento do compositor Nando Cordel, comprometido pela causa e um dos seus maiores divulgadores, a exemplo de Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Santana, O Cantador, Vanderlea e tantos, tantos outros, que abrem mão dos seus cachês e se juntam a população para cantar pela paz e denunciar o abuso da guerra e da desumanização do planeta.
     A exemplo das temáticas da Educação para a Diversidade e Educação Ambiental, também organizei uma coletânea da nossa MPB para o trabalho com a sensibilização para a construção de uma Cultura de Paz e não violência. São canções que soam como mantras tal a emoção com que são interpretadas. É bom sentir que no coração de muitos, a beligerância, a indelicadeza e o desamor são sentimentos que não encontram guarida, refugio. Felizmente já há muita gente convencida que uma educação que resgate valores fundamentais para a busca da felicidade é possível, felizmente há mãos que colaboram nessa tarefa.É preciso mais pois “as mãos que auxiliam fazendo paz certamente são mais santas do que lábios que apenas rezam”***

Cantando a Paz

01 - A Paz - Zizi Possi
02 - Eu só peço a Deus - Beth Carvalho e Mercedes Sosa
03 - Blow in the wind - Diana Pequeno
04 - Luz - Rubinho do Vale
05 - Rosa de Hiroshima - Secos & Molhados
06 - Para haver amor entre os homens - Baby Consuelo
07 - Imaginem - Toquinho
08 - Desesperar Jamais - Simone
09 - Enquanto Houver Sol - titãs
10 - Tente outra vez - Raul Seixas
11 - Bom plantador - Rubinho do Vale
12 - Paz pela paz - Nando cordel
13 - Mais uma vez - Renato Russo
14 - Pra gente se amar - Zeca Pagodinho
15 – É preciso saber viver - Titãs
16 - Te ofereço paz - Walter Pini
17 -Viola Enluarada - Marcos Valle
18 - Oração de São Francisco - Fagner
19 - Harmonia - Sá e Guarabyra
20 - Vamos dar as mãos e cantar - Antonio Marcos
21 - Sementes do amanhã - Erasmo Carlos



*Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de Bullying pela turma. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
**O MOVPAZ - Movimento Internacional pela Paz e não-violência - Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos, sem vínculos e tendências religiosas ou partidárias de qualquer natureza. Constitui-se num movimento amplo, irrestrito e includente em favor da Paz. A sua proposta é a implantação de ações concretas e efetivas, que possibilitem a organização e construção da Paz, alcançando os três segmentos de sua estruturação: Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior, visando promover na sociedade o desenvolvimento de uma cultura de Paz.O Movpaz possui um projeto que norteia o desenvolvimento de suas atividades, denominado Paz pela Paz, que estabelece 21 ações em favor da construção de uma cultura de Paz, destacando-se entre estas a realização da Grande Caminhada pela Paz, evento que já se repete a quinze anos em Feira de Santana, cidade natal da ONG, e mais recentemente nas cidades onde existem representações. A Caminhada pela Paz faz parte das 21 ações da ONG Movpaz, que visa à implantação e organização do projeto em todos os espaços do convívio humano.
*** Frase atribuída a SATHYA SAI BABA