TIPOS DE SOFTWARE

CONCEITOS DE SOFTWARE

São programas de computadores com uma seqüência de instruções a serem seguidas e executadas, na manipulação ou modificação de um dado ou informação.

TIPOS DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR

Podem ser classificados em duas grandes categorias:

SOFTWARE BÁSICO: inclui o firmware (A BIOS dos computadores pessoais), Sistema Operacional, Drivers de dispositivos que permitem em conjunto através de uma interface gráfica ao usuário interagir com o computador e seus periféricos.

Ex: Windows, Linux, FreeBSD

SOFTWARE UTILITÁRIOS: são ferramentas úteis para o bom funcionamento dos processos e tarefas executados no computador, podem deixar o computador mais rápido e agilizar o acesso a programas.

Ex:

1 - Scandisk: faz a varredura em busca de falhas físicas no HD ou programas com defeitos.

2 - Desfragmentador: Organiza os arquivos para que sejam acessados mais rapidamente.

3 - Limpeza de Disco: apaga arquivos temporários do computador e da internet e lixeira.

Software aplicativo: desenvolvido para permitir ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Alguns têm um uso de abrangência em larga escala (mundial) e, portanto são mais reforçados e padronizados.

Ex: Programas do Pacote Microsoft Office (Word, Excel, Internet Explore, Outlook).

SOFTWARE APLICATIVO

São usados para que os usuários possam executar determinadas atividades especificas às suas necessidades.

EX. de software aplicativo:

Editores de textos: são utilizados para trabalhar na edição de textos, formatação de bordas, figuras, tabelas, etc. (MICROSOFT WORD, BrOFFICE Writer, Bloco de Notas, WordPAD)

Planilhas eletrônicas: utilizados para execução de funções, cálculos, gráficos, agendas de compromissos, etc. Ex. MICROSOFT EXCEL, BrOFFICE CALC, Lotus 123)

Banco de dados: São programados para o gerenciamento e organização dos dados e informações através de um banco de dados que são inseridos pelos usuários.

Ex: MICROSOFT Access, MICROSOFT SQL Server, Oracle, Sysbase, MySq1, Interbase, Informix, etc.

Programas gráficos: programados para a elaboração de projetos gráficos, cartões, panfletos, cartazes, animações, etc.

Ex: Adobe Photoshop, CorelDraw.

Programas anti-vírus: tem como função impedir a contaminação de documentos, arquivos e outros aplicativos por vírus de computador.

Navegadores/browser: apalicativos que possibilitam a navegação na rede mundial de computadores.

Ex: Internet Explore, Mozila Firefox, Opera, Netscape Navigator.

Compactadores: tem como finalidade compactar deixando os arquivos menores ocupando menos espaço no HD.

Ex:Winzip/WinRAR.

Gerenciadores de e-mail: aplicativos que funcionam no sentido de gerenciar caixas de e-mail do usuário dando –lhe maior agilidade.

Ex: Outlook Express, Microsoft Outlook, Eudora, Mozila Thunderbird.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 28/12/2010
Reeditado em 12/01/2011
Código do texto: T2696970
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.