SACHETS ANTI MOFO OU BOLOR
 
Inspirado em texto e e-mail de Anita Cambuim e Beatriz Cruz
 
 




          O mofo ou bolor, além de deixar cheiro desagradável em móveis e roupas, é insalubre. Há casos de infecções aéreas causados pelos fungos, que chegam a levar a óbito.
          Mas o corriqueiro é o mau cheiro nos armários, sejam de roupas, livros ou cozinha.
          A primeira providência é desocupar o armário e lavar as peças emboloradas ou com cheiro de mofo. Apenas colocar ao Sol não resolve, tem de higienizar mesmo.
Com o armário vazio, passar em todo ele um pano umedecido em água com vinagre, na mesma proporção, ou seja, um copo de água e um copo de vinagre. Usem vinagre de boa qualidade. Eu gosto do de maçã, inclusive uso para muitas coisas, além de tempero.
          Caso o problema do mofo seja ‘bem sério’, após a limpeza, colocar uma panelinha no interior do armário, com água e vinagre na mesma proporção e ferventes, deixando as portas fechadas. Depois de algumas horas, se limpa o armário por dentro e deixando-o aberto para sair o cheiro.
          Depois de tudo guardado novamente, a dica é fazer sachets anti mofo. São fáceis e baratos.
          Os sachets que faço são de algodão (tricoline), pois sou aprendiz de Patchwork, mas qualquer tecido fino e de trama fechada serve. Confecciono saquinhos (8/12 cm) costurados três lados, a abertura eu fecho com fitinhas, costuradas também no saquinho; assim são renováveis. Pode-se também fazê-los em forma de trouxinhas, que também facilita para quem não sabe costurar.

 
 
 
 
          
Dentro de cada saquinho ou trouxinha, colocam-se dois gizes quebrados ao meio e duas canelas em rama. Também uso Cravos da Índia ou Anis Estrelado. Amarra a boca do saquinho com as fitinhas em laço firme, que servirá de alcinha para pendurar nos cabides.
          Quando o giz ficar úmido, basta colocar os sachets ao Sol por umas horas e reutilizar, como também trocar o conteúdo.
          O tecido fino de trama fechada é o ideal, pois se pode usar também em gavetas, sem o risco de sujar as roupas com o giz.



          
          Espero ter ajudado. Sou aberta a novas idéias e sugestões. Qualquer dúvida, podem enviar-me um e-mail, que responderei com prazer.




         
As fotos são ilustrativas e retiradas do GOOGLE. Não fotografei meus sachets.










 
 
 

SIMONE SIMON PAZ
Enviado por SIMONE SIMON PAZ em 20/08/2011
Reeditado em 20/08/2011
Código do texto: T3172306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.