O veneno pode entrar pelos seus lábios.

Lendo um alerta sobre os cuidados que devemos tomar quanto a higienização de uma lata de cerveja, pois já fez muitas vítimas por contaminar com a leptospirose.

Vai mais um pequeno alerta já que também é um gesto comum com os famosos copos descartáveis, usados com água mineral, chás e outras bebidas. Mesmo porque, diferente da cerveja, estes são consumidos por crianças em maior número e menos conhecimento sobre uma possível contaminação.

Estes são tão perigosos, quanto uma lata de cerveja, devido ao processo de armazenamento também estar sujeito a contaminação deste tipo.

A dica se refere a maneira de se beber a água após abrir, mesmo que tirar toda a tampinha os lábios tocarão na parte lateral que pode estar contaminada. Somente furar a tampinha é também desaconselhado.

A forma segura seria colocar um canudo ou passar o líquido para um outro copo, mas como é um copo, este costume parece esquisito ou no mínimo nada funcional, principalmente se não temos canudo ou um outro copo higienizado. Como já foi comprovamos.

Então deve ser tomado a seguinte e prática solução:

Puxe a tampa abrindo o copo sem descarta-la por total.

Ela deverá permanecer selada em uma largura suficiente para se colocar os lábios superiores somente em contato com a parte interna da tampa.

Em seguida dobre esta tampa para o lado em que ainda esta colada e a vire deixando o espaço de cima coberto e também cobrindo a parte lateral onde os lábios inferiores irão encostar no copo.

Este gesto simples pode evitar muita dor de cabeça ou até uma vida. Não esquecendo os cuidados com as latas de cervejas e refrigerantes.

Espero ter contribuído com a matéria.

Abraço

Samoel Bianeck
Enviado por Samoel Bianeck em 14/04/2012
Reeditado em 14/04/2012
Código do texto: T3611914