OS DEZ PIORES ALIMENTOS DE TODOS OS TEMPOS
                                                                                           Sérgio Martins Pandolfo*
    Michelle Schoffro Cook, PHD em Medicina Natural, cientista canadense reconhecida mundialmente por suas publicações na área de nutrição, publicou, no final de 2011, uma lista do que poderiam serconsiderados os dez piores alimentos consumidos pelo ser humano. Em pouco tempo, a relação foi publicada por mídias voltadas à saúde, máxime na internet, que repassamos aqui para os leitores deste RL.
   1 – Refrigerante diet. “O pior alimento de todos os tempos”, segundo a Dra. Michelle. Como se não bastassem todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, agora rebatizado como “AminoSweet”, produzindo “efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer, síndrome da fadiga crônica, epilepsia , esclerose múltipla”. Sem esquecer que podem ser capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva e tontura.
   2 – Refrigerante comum – Segundo pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata possui em média 10 colheres de chá de açúcar (150 calorias) entre 30 e 55 mg de cafeína, corantes artificiais e sulfitos”. Não fosse pouco, “a bebida, muito ácida é ruim para rins e ossos”.
   3 – Donuts – Por possuírem grande quantidade de gordura trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, provocam doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.
   4 – Cachorro-quente – o vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio, substância cancerígena que “pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino”. Além de hipertensão.
   5 – Bacon – seu consumo “aumenta o risco de doenças cardíacas  em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu mais: que pode provocar doenças pulmonares.
   6 – Salgadinhos de batata  - “Não têm vitaminas, nem minerais, só gorduras”. Não têm nenhum benefício nutricional e contêm muito sal.
   7 – Batata frita – Rica em gorduras trans, sódio e em acrilamida, “uma das mais potentes substâncias cancerígenas, que aparecem quando as batatas são aquecidas em altas temperaturas.
   8 -  Pizza – Apesar de entrar nessa lista, nem todas as pizzas são nocivas à saúde. Só as congeladas, vendidas em supermercados, por serem ricas em conservantes. O vilão dessa pizza é a farinha branca usada na sua massa,”logo absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro".
   9 – Salgadinhos de milho – Por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue. E não aproveitam as fibras de milho, tão benéficas à saúde.
   10 – Sorvete – Normalmente  contém açúcar, aromatizante artificial, corantes e gorduras trans, aumentando o nível de colesterol ruim.
-------------------------------------------
*Médico e escritor. ABRAMES/SOBRAMES
serpan@amazon.com.br - sergio.serpan@gmail.com
www.sergiopandolfo.com
Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 03/05/2012
Reeditado em 03/05/2012
Código do texto: T3647345
Classificação de conteúdo: seguro