COMO TER BOA CALIGRAFIA

Essas dicas podem ajudar, mas o melhor seria mostrar exemplos práticos.

Primeira dica: Busque um exemplo de caligrafia, tipo uma que esteja da gráfica de um convite de casamento, geralmente é a caligrafia inglesa que é empregada ali;

Segunda dica: Quando a linha sobe, em geral, tem que ser bem fina, e, quando está descendo a linha, pressione bem forte a caneta (de preferência, use esferográfica grossa, e azul fica mais bonita)...
Essa é uma regra para uma confecção geral, mas há exceções do descer forte, algumas vezes a linha desce fraca, isto quando faz parte do enfeite da letra;

Terceira dica: Note o exemplo de caligrafia que você conseguiu o modelo.
As letras têm que seguir um padrão de ângulo.
Isto quer dizer que as linhas que compõem cada letra feita precisam estar num mesmo ângulo inclinado. Você não pode fazer uma letra com 90 graus, e outra com 45 graus, ficariam sem harmonia, e a letra fica feia. ////////////// todas seguindo um mesmo ângulo, ok?

Quarta dica: Crie você mesmo enfeites, mas antes veja os modelos que existem, antes de arriscar inventar um novo;

Quinta dica: No começo, é muito importante escrever devagar. Não tenha pressa em escrever. Fazendo a letra vagarosamente você presta atenção em várias coisas, não só a forma da letra, como também usando a segunda dica citada, e a terceira juntamente.
Depois pode escrever mais rápido, quando já estiver acostumado.
O importante pelo menos no começo é: faça devagar!

Sexta dica: Seria bom ter exemplos de exercícios de coordenação motora, o que ajuda a fazer a caligrafia, muitos exercícios são pedaços de uma ou outra letra. E quando vai escrever, depois de treinar, fica quase automático fazer a caligrafia. Pena que isso não dá para pôr aqui.

Sétima dica: treine bastante, e seja observador (a), muita coisa a gente aprende sozinho, simplesmente por experimentar.

(Lembrando que aqui está muito simplificado, e existem mais regras, mas estas são as mais iniciais... Tente aplicar o que foi escrito aqui. Com certeza já vai auxiliar. Eu bem sei mesmo quando se mostra pessoalmente já é difícil pegar o jeito, e aqui sem mostrar exemplo, fica bem mais complicado... mas se conseguir seguir as sugestões podem ajudar muito.)
Abraços.
Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 08/05/2012
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T3656654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.