10 dicas para ser um escritor de sucesso (ou não)

1ª) TORNE-SE LEITOR ANTES DE SE ARRISCAR NO MUNDINHO LITERÁRIO. Não queime essa etapa achando que escrever é igual a escovar os dentes. Não é fazendo do jeito que lhe der na telha que você terá o seu trabalho reconhecido. Ler traz conhecimento, desenvolve a criatividade, ajuda na utilização correta da língua e melhora a capacidade argumentativa.

2ª) NÃO TENTE IMITAR OUTROS ESCRITORES. Depois que você leu um punhado de livros, contos, artigos, crônicas e etc, eventualmente irá se encantar por algum autor em especial. Você irá dizer a si mesmo “É assim que eu quero escrever”. Não faça isso. No mercado literário, não se aceitam imitações. Busque a sua própria essência, não se torne um reflexo do trabalho dos Grandes Mestres de séculos passados, ou daquele cara que vem arrebentando a boca do balão com um Best-Seller que em breve ganhará as telonas. Seja criativo, original, espontâneo e dedicado.

3ª) NÃO SEJA PREGUIÇOSO. Ou você vai se lascar. Não existem escritores indolentes, essa não é uma profissão que permite esse tipo de pecado. Arregace as mangas e ponha mãos à obra, ou tanto você quanto o seu trabalho permanecerão estagnados. Escreva, revise e seja crítico de si mesmo: tenha sua opinião própria como sua maior referência.

4ª) NÃO SINTA VERGONHA DO QUE VOCÊ ESCREVEU. Lembre-se de que você enxergou algo que ninguém mais viu e que você agora está compartilhando com outras pessoas esse pequeno milagre. Elas podem gostar ou não. Mas, independente do resultado, você não pagará os olhos da cara por causa dele. Bom, na maioria das vezes não...

5ª) POR CONSEGUINTE, NÃO PENSE QUE VOCÊ É O CARA. Okay, você leva jeito para a coisa. Mas é improvável que o seu talento vá ser a revelação da estação que vem. Há ainda um longo e árduo caminho a percorrer e você por enquanto está só engatinhando. Você tem a sua arte e ela é boa. Imagine! Ela é ótima! Mas... será que existe mercado para ela? A maior preocupação do escritor profissional é essa: será que vai vender? Tenha em mente que não é todo mundo que tem um olhar sensível e profundo como o seu. Obras escritas com linguagem arcaica, rebuscada e misteriosa dificilmente ganharão o público. Se você quer conquistar e, principalmente, vender, seja claro, objetivo e elegante.

6ª) APRENDA A LIDAR COM AS CRÍTICAS. Não é à toa que elas tem esse nome. Uma crítica tanto pode alimentar a sua gana quanto por abaixo tudo o que você achava ser sólido e firme como uma rocha. Esteja preparado para quando elas vierem. Um elogio pode ser tão perigoso quanto uma opinião negativa: não se deixe acomodar por ele, você precisa desenvolver o seu potencial real. Saiba reconhecer o “confete” e a crítica positiva. Elogios exagerados e que não apontam pelo menos um ponto forte no seu trabalho, são apenas confete; servem para levantar a sua bola, mas não te ajudam a ver onde você está acertando e onde está errando. Uma boa crítica não é necessariamente positiva, mas é instigante, você a lê e corre averiguar se o seu trabalho é aquilo mesmo. Críticas negativas são raras, só aparecerão se você for muito desleixado, ou se o crítico em questão estiver a fim de te desancar. Mesmo se você for ótimo, haverá quem queira te desancar por simples antipatia.

7ª) EVOLUA. Não seja um escritor café-com-leite para sempre, aventure-se em novos terrenos, teste as suas qualidades, você pode escrever um livro tão bem quanto escreve um conto. Refine o seu estilo, torne-o inconfundível, estude, aprimore-se, seja curioso, busque a opinião de quem entende bem do assunto, não fique fechado e limitado ao que você conquistou até agora.

8ª) CORRA ATRÁS DE UMA EDITORA. Você só será um escritor profissional quando passar a faturar com isso. Ser publicado no papel é difícil, mas não impossível. Registre suas obras para preservar os seus direitos autorais, faça cópias em CD do trabalho que você pretende apresentar às editoras e prepare-se para ingressar realmente no mundo literário. Você vai ouvir muito “não”, mas isso não quer dizer que os seus escritos estão fadados à escuridão. Procure editoras que “combinem” com o perfil do que você escreve. Mas a maioria das editoras, pequenas e grandes, possui um catálogo bastante heterogêneo e estão sempre querendo alcançar leitores em potencial. Uma hora você terá sua chance. Senão, lembre-se de que todo escritor deseja ser lido... o porquê da maioria dizer exatamente o contrário permanece um mistério. Então, sirva-se da internet à vontade; você dificilmente será remunerado, mas é um caminho ao público e, uma vez que você tiver ficado “virtualmente” famoso, vai chamar a atenção de editoras e rapidinho vai poder folhear as suas palavras, como sempre quis.

9ª) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA. Agora que você está por cima, não vá deixar a peteca cair. Pense no quanto foi difícil chegar aonde você chegou. Pense em todas as dicas que lhe deram (rs), pense em todos aqueles que disseram que você não era capaz, naqueles que tentaram te desancar e, no fim, tiveram que dar o braço a torcer. Pois é. Parabéns! Você agora leva mais informação, cultura, educação, diversão e, principalmente, inspiração para várias mentes sedentas por aí afora. Só não se esqueça de uma coisa: nunca regrida, prime pela qualidade, é mais fácil cair quando se está por cima.

10ª) E SE TROPEÇAR E CAIR, LEVANTE-SE. Nunca desista. Se for preciso recomeçar do zero, não perca tempo, recomece, você está mais preparado do que antes, está mais experiente. Aprenda com os seus erros. Se for o seu sonho, esforce-se para realizá-lo, não espere que outros lhe deem tudo na mão. Não há crítica mais dura do que a sua. Não há elogio mais justo do que o seu. Ninguém escreve como você, mas, se houver quem escreva, deve ser algum imitador e você já aprendeu que só os bons são imitados. Então? Vamos tentar de novo? Ah, moleque, sabia que tu não ia me decepcionar!

Andhromeda
Enviado por Andhromeda em 15/05/2012
Código do texto: T3668740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.