Leitura de Boa Qualidade

Leitura de boa qualidade

Há pouco tempo que “peguei” o gosto pela leitura, uns dois anos. Lógico que antes já tinha lido alguns livros, porém sem amor, pois entendo que a leitura deve ser feita com vontade, e após devemos refletir sobre o que lemos e tentar de alguma forma usar as frases dos livros em nossa vida.

Só que ao ler diferentes livros tive uma grande dificuldade, encontrar bons autores, ler obras de qualidade e assuntos realmente importantes, pois me desculpe quem gosta de ler ficção, história de vampiros e outras coisas mais que só existem no imaginário, é uma perda de tempo, a não ser que você leitor tenha tempo de sobra, pois eu não tenho, é preciso ler coisas reais, como política, saúde, educação e outras mais, que sejam utilizadas nas salas de aula, seminários, no trabalho, e qualquer lugar onde se faz necessário um conhecimento especifico. Agora me diga, para que quero saber de coisas que não existem, no imaginário dos homens, como usarei isto na vida real?

É lógico que cada um tem um gosto diferente, estudam coisas diferentes e exercem profissões diferentes, porém todos devem procurar ter um conhecimento geral, não é por que não se estuda geografia, que não se faz necessário saber onde se localizam certos países, não só os estudantes de história devem preocupar-se com a história do Brasil e por que não de outros estados, e quanto as leis e a saúde, só os juristas e médicos devem entender das respectivas matérias?

Não me considero melhor leitor do que um ou outro, porém aprendi a ler os clássico e procurar os melhores livros, me afastar dos “lixos” literários, atualmente estou lendo Jean–Jacques Rousseau, já li Maquiavel, Spinoza, Machado de Assis, Miguel Reale, Pontes de Miranda, entre outros e continuo lendo, de preferência os grandes autores, não perco meu tempo com historinhas de seres que não existe, criticas sem fundamento e principalmente livros de assuntos ridículos, como por exemplo fofocas sobre artistas, sem contar nas matérias de algumas revistas e jornais de péssima qualidade que circulam diariamente na nossa pobre realidade cultural.

Recomendo ler alguns livros da coleção “A Obra-Prima de Cada Autor” e “Grande Obras do Pensamento Universal”. Ciência com Consciência - Edgar Morin, Quase todos de Nietzsche e Machado de Assis, claro que é apenas uma dica pessoal, cabe a cada um escolher o que ler, o que assistir na TV e o que fazer em seu tempo livre e depois arcar com as consequências.