Aos moradores de São Paulo,

Aos moradores de São Paulo,

Senhores, senhoras, crianças, jovens, idosos e a todos que moram em São Paulo. Todas as pessoas já ouviram falar ou já viram o chamado minhocão, obra que foi realizada no começo dos anos 70 e que até hoje existe no centro de nossa cidade. Aqueles que já passaram por onde existe o minhocão com certeza jamais vão querer passar por esta região novamente, pois fica evidente a grande quantidade de sujeira, poluição, trafico de drogas e degradação. Um lugar sem vida, sem sol. Uma cidade como São Paulo, moderna, vanguardista, preocupada com a qualidade de vida de seus moradores, onde todo morador tem direito ao mínimo de saúde, limpeza, saneamento e educação jamais aceitaria uma obra de tamanha degradação a vida dos moradores de toda São Paulo numa área que possui uma ampla estrutura, seja de transporte, comunicação, saneamento e tecnologia, na qual uma monstruosa e morta obra como o minhocão é capaz de tornar o valor de uma região enorme e rica em cultura e história, em pura desvalorização, sujeira e inutilidade. A busca da melhoria é inútil pelos moradores, uma vez que quando chocamos com o enorme minhocão, acabamos ficando passíveis devido a sua imponente sujeira e força de destruição, com isso ,nós moradores, acabamos desistindo e nos sentindo pequenos. Assim como já foram destruídas e apagadas algumas obras que não trouxeram valores algum para a humanidade, como o muro de Berlin e o presídio do Carandiru, que foram demolidos, penso que seria a hora de levarmos ao chão também esta obra que nos traz vergonha, e renascer uma região de orgulho e prazer aos paulistanos. Cidades do porte de São Paulo já estão em nossa frente quando o assunto é qualidade de vida, não precisamos ir longe para verificar isto, Buenos Aires que revitalizou lugares, como Puerto Madero se distancia de nós culturalmente e em qualidade de vida. Temos que reverter, não tomarmos decisões apenas imediatistas e sim nos preocuparmos com nossos filhos, netos e com nós mesmos que habitamos a nossa segunda casa: São Paulo.

Pensamentos como este de demolição do minhocão só trará benefícios a nós. Incentivos fiscais para as áreas comerciais que existem em toda a Avenida São João seriam ótimos para tornar a região um ponto específico de algum segmento de mercado, assim como existe a Rua Santa Efigênia, Bom retiro e 25 de Março, pontos comerciais de determinados setores.

Espero que a idéia de demolir esta obra inútil em São Paulo não seja apenas uma utopia e sim se torne realidade.

DONI SILVA
Enviado por DONI SILVA em 03/07/2008
Reeditado em 05/07/2008
Código do texto: T1062951