SENADOR JEFFERSON PERES: TRIBUTO A UM ESTADISTA

O senador Jerfferson Peres deixa a cena humana para estrear o palco da história! Homem atípico para os padrões atuais, o Jefferson foi um brasileiro que soube como poucos desempenhar responsavelmente sua missão terrena, sua missão parlamentar; soube como poucos empunhar e defender a bandeira da ética, do compromisso social, da dignidade. Sua trajetória no parlamento nacional foi marcada pela defesa inarredável dos interesses coletivos do nosso povo, na nossa gente; dentre tantas lutas, o senador Jefferson abarcou a causa da soberania nacional, e como estadista sabia a dimensão exata que esse conceito representava para seu povo. Envolto num aglomerado de parlamentares em estado permanente de inércia---salvo raríssimas exceções---, o Peres, destemido em essência, sabia, com sua simplicidade conduzir e congregar adeptos em torno das emergentes questões sociais.

Dono de um patrimônio cultural, intelectual e humanístico sem par, o senador pelo Amazonas, Peres, brasileiríssimo como tradução, fez com seu exemplo de vida, de homem público, renascer no inconsciente coletivo de todos nós brasileiros, um sentimento que de há muito tempo havíamos esquecido: o sentimento de orgulho por pertencermos a esta grande nação. Um estadista refinado--- daqueles que a humanidade nos presenteia de séculos em séculos---, o senador Jerfferson Peres deixa-nos órfãos, e o vazio proporcionado pela sua ausência nos convoca a uma imediata reflexão, que caminhos seguir? Que rumo tomar? Uma vez que nosso comandante maior se foi? O Jefferson Peres, o nosso patrio-humanista nos deixou o maior dos legados: o seu exemplo, a sua coragem.

Morre o homem, nasce um ideal! A essência do senador Jerfferson Peres é a nossa baliza, nosso norte. O ideal de um homem jamais morrerá! As bandeiras e lutas defendidas pelo senador Jerfferson continuam e insistem em desafiar homens e mulheres de igual coragem, de assemelhada têmpera. Eleitores brasileiros mirem-se no exemplo do homem publico, do pai, do parlamentar, mais ainda, mirem-se na postura de cidadão que o Peres nos deixou.

Ao companheiro Jefferson Peres minha singela homenagem, um pequeno tributo àquele que soube fazer renascer dentro de cada um de nós os valores adormecidos. Ao senador Jefferson Peres a nossa eterna gratidão: valeu a luta, sou discípulo.

DIMAS: Professor-Pesquisador, Pedagogo, Especialista e Mestrando em Educação.

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 03/07/2008
Reeditado em 28/09/2008
Código do texto: T1063504
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.