POLÍTICA E DEMOCRACIA

Conforme o Aurélio, política significa:

Em 1º lugar, “o conjunto dos fenômenos e das práticas relativas ao Estado ou a uma sociedade”;

Em 2º lugar, “arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos”;

Em 3º lugar, “habilidade no trato das relações humanas”.

Na base da pirâmide social existe a máxima de que “futebol, Política e religião não se discute”. Em cinquenta anos de vida, acredito que passo mais tempo falando sobre política do que sobre a Bíblia, muito embora os princípios do evangelho (aplicáveis à vida como um todo) estejam presentes não apenas nos sermões ou conversas informais sobre o poder de DEUS para transformar a fraqueza em forças para viver melhor.

Teve início mais uma campanha eleitoral – isso faz parte do processo de escolha daqueles que terão a responsabilidade de representar a sociedade nos próximos anos.

Entretanto, a forma como acontecem as campanhas eleitorais (ou “eleitoreiras?) demonstra porque durante os “quatro” anos, falta sintonia entre a definição nos dicionários e a prática administrativa de muitos políticos “eleitos democraticamente” para desenvolver a “arte e ciência de bem governar”, cuidando com ética e zêlo dos negócios públicos enquanto demonstra “habilidade no trato das relações humanas”.

É compreensível que o candidato não seja obrigado a “gastar” o seu dinheiro com a campanha eleitoral – inclusive isso é uma prática criminosa.

Entretanto, politiqueiros “implantaram” essa cultura de tal forma que, quando a mídia fala sobre o necessário para o candidato a determinado cargo se eleger, cita em cores vívidas o valor monentário da campanha (uma tentativa de exclusão de candidatos da classe social na base da pirâmide?).

Por outro lado, as empresas de “marketing eleitoreiro” “implantaram” o perfil do candidato:

“mesmo na terceira idade, a ‘imagem’ é a de um ‘atleta’”, como se o eleitorado da terceira idade não votasse por livre e espontânea vontade - além de ter votos em número suficiente para muitos candidatos.

Certamente é por estas e outras que, apesar da fraca dieta alimentar, o eleitorado da base da pirâmide social está “enjoado” de tanta “pizza”.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/07/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1083413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.