AS DIVIDAS DE UM PAÍS PARA COM SEU POVO.

Não sei porque, mas nesse momento preciso expressar meus sentimentos, sentimentos por um Brasil de brasileiros, onde milhões de pessoas insistem em viver, insistem em provar ao mundo sua capacidade de trabalho, e muitas vezes essa luta é interminável.

Com o tempo, muitos desistem de lutar, talvez não por sua livre vontade, mas pelos problemas que são colocados em seu caminho, já pensou, um cidadão que luta há 40 anos trabalhando duro e até hoje ainda não tem uma casa própria? Ganha um salário mínimo e depois de tantos anos de trabalho encontra a beira de perder seu emprego? O patrão já não o quer na empresa, pois já não tem o mesmo potencial de trabalho.

Enquanto este simples cidadão passa por toda uma problemática outros riem e se divertem nas praias de vários cantos desse rico e maravilhoso país, quanta contradição uns lutando para continuar vivendo e outros com tudo dignidade e diversão, do outro lado vergonha e pobreza.

Educação resposta que pode minimizar as injustiças sociais desse maravilhoso país, governantes querem, mas precisam de uma massa mal sucedida para mão de obra barata, eu trabalho, mas sou humano, estou refletindo a dificuldade de um povo sofrido, maltratado porque é o pilar da economia desse país, começou toda uma luta para trazer alimentos para nossas mesas enquanto estávamos nos bancos das Faculdades, homens e mulheres simples que alavancaram o desenvolvimento desse país que hoje procura carregar o peso da responsabilidade de melhorar a vida do seu povo, e tornar um pais mais justo.

Estudar é bom é necessário e o inicio de mudança, mas como pode um país mudar sua estrutura se não oferece oportunidades iguais para quem tem dinheiro e que não tem? Se em tolerância “Zero” alguém pode pagar uma fiança se “Tiver Dinheiro” se não tiver Fica “Preso”, que país é esse diria eu, em outros momentos de radicalidade, em um momento que salvar um país e transformar o mundo era o meu sonho. Filme brasileiro “Olga” como é gostoso pensar que é possível mudar o mundo.

Em outros tempos, tempos de academia acreditávamos nessa possibilidade, hoje o que acredito? Não sei hoje reflito, escrevo e deixo registrado cada momento que tenho vontade de mudar minha cidade, meu sonho diminuiu? Talvez não, mudei a forma de pensar, a cada ato a cada letra que se escreve, a cada leitor que lêem meus pequenos textos, pode refletir e mudar uma pessoa: o seu interior, sua forma de pensar.

Hoje tolerância zero é símbolo de melhorar a saúde das pessoas, preservar vidas é sem dúvida muito importânte, é preciso lutar, lutar para melhorar o mundo, mas mudar é querer viver diferente desejar o bem das pessoas, chorar ao ver uma justiça ser restabelecida, torcer para que a justiça impere sobre qualquer forma de maldade.

Ainda hoje, me sinto a necessidade de sentir amor pelo ser humano, ao ver meus irmãos, colegas de trabalho chorar ao perder um entequerido, eu sei da sua dor, mas sei que é preciso ser solidário o que ele precisa? Se colocar em seu lugar e ajudar a superar esses momentos de tristeza e dor.

Nesse momento é preciso ser solidário ao nosso mundo, transformar o mundo não é tão difícil e sei que da minha forma já estou fazendo minha parcela de responsabilidade quando estudo a necessidade de preservar o meio, preservar a vida, preservar a fauna a flora e a saúde do meu irmão que precisa de uma orientação.

RIBEIRO J. Carlos - 2008