Agradecimento no dia da ordenação episcopal

Excelentíssimo Senhor Governador, Dr. Alcides Rodrigues,

Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Uruaçu, Marisa Santos,

Excelentíssimos Senhores prefeitos, deputados e vereadores,

Excelentíssimos Senhores juízes e promotores de justiça,

Excelentíssimos Senhores bispos e arcebispos,

Reverendíssimos Senhores padres e diáconos,

Estimados religiosos e religiosas,

Reverendíssimos pastores evangélicos e irmãos de outras denominações,

Estimadas lideranças eclesiais e povo de Deus aqui presentes.

Minha palavra nesta tarde é de agradecimento a Deus pelo chamado a esta nova missão, confiada a mim pelo Santo Padre o Papa Bento XVI. Sou bispo da Igreja de Cristo, legítimo sucessor dos Apóstolos, com a grandiosa missão de ser o primeiro entre os evangelizadores, entre os catequistas e entre os Discípulos de Jesus. Esta missão ainda me assusta e intimida pelo teor de sua imensa responsabilidade, mesmo fraco e limitado, o meu sim é o de Nossa Senhora, “faça-se a tua vontade”. Este é o meu propósito, transcrito no meu lema episcopal: fazer a vontade do Senhor.

Assumo o ministério episcopal para servir! Unicamente para servir e fazer a vontade de Deus. Ser bispo não é ocupar um cargo de honrarias, é, antes de tudo, ser servo e mestre da “Verdade de Cristo confiada à sua Igreja. O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos nos ensina que o Bispo é o vigário do “grande Pastor de ovelhas” (Hb 13,20), o qual deve manifestar com sua vida e com seu ministério episcopal a paternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a confiança de Cristo, que veio para dar a vida e para fazer de todos os homens uma só família, reconciliada no amor do Pai. O Bispo deve manifestar também a perene vitalidade do Espírito Santo, que anima a Igreja e a sustenta diante da fraqueza humana” (no. 01).

Nesta solene liturgia da Santíssima Trindade, mistério de comunhão e amor, começo uma nova missão, como Bispo do dileto povo da amada Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, presente nesta celebração. Desde o dia da minha nomeação comecei a amar a cada um, indistintamente, da minha nova Diocese: crianças, jovens, adultos, idosos, enfermos, prisioneiros, seminaristas, presbíteros, religiosas e consagradas, irmãos de outras denominações religiosas, enfim, cada pessoa que habita o território da Diocese de Rubiataba-Mozarländia, especialmente os pobres e esquecidos. O meu amor por vocês será o mesmo que dispensei à Diocese de Uruaçu, de quem me despeço com imensa gratidão, depois de 21 anos de sacerdócio, vividos na esperança. Com o povo da Diocese de Uruaçu aprendi a ser padre; com o povo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia aprenderei a ser bispo.

Reitero aqui a minha fidelidade à Igreja e ao Sucessor de Pedro, o Santo Padre, o Papa. O Santo Padre é o Vigário de Cristo na terra, o timoneiro da nau eclesial que orienta o caminho da Igreja em meio aos desafios do mundo atual. A exemplo de Jesus, quero ser o bom pastor no meio do meu povo, partilhando de suas alegrias e tristezas, sendo o agente da esperança e da ternura do Amor do Divino Pai Eterno.

O que posso dizer a vocês, de quem me despeço, é que continuarei amando-os, como amarei cada pessoa que hei de conhecer na Igreja de Rubiataba. No altar da Eucaristia, que tenho a alegria de celebrar todos os dias, estaremos sempre unidos. Os cristãos não se separam, pois se encontram sempre unidos no altar do perene sacrifício eucarístico.

Como servo e discípulo, preciso que continuem orando por mim, pois reconheço que sou um homem fraco e com inúmeras limitações para um oficio tão elevado, portanto, necessitarei da compreensão e da ajuda de todos para continuar aberto ao processo de mudança e conversão permanente do meu interior. A ajuda de vocês me fará vivenciar o meu FIAT VOLUNTAS TUA.

Agradeço a presença dos bispos que vieram fazer unidade comigo nesta celebração. Permita-me apresentar cada um deles. Ao final da apresentação de todos vamos aclamá-los com um efusivo aplauso.

Obrigado, Diocese de Uruaçu. Obrigado, povo da Cidade de Uruaçu, Mara Rosa, Minaçu, Santa Tereza, Barro Alto, Campos Verdes e Santa Terezinha, onde trabalhei como padre. Obrigado, Campinorte, minha terra que me enviou para o seminário. Obrigado, Alto Horizonte, onde passei alguns anos da minha infância. Obrigado, Dom José Chaves, que acolheu e levou-me pessoalmente ao Seminário Menor de Brasília, em 1980, depois me ordenou Diácono, Padre e agora Bispo. Obrigado, Dom Messias, meu Bispo, de quem recebi toda atenção e ternura durante estes dias de apreensão; o senhor foi e será sempre uma referência para mim. Muito obrigado por tudo que fez, sobretudo pela confiança a mim depositada.

Obrigado, padres da Diocese de Uruaçu. Vocês sabem do carinho e do amor que sinto e nutro por cada um. Continuem fiéis à missão e ajudem com zelo e amor o Bispo de vocês. Sejam cada vez mais pastores que acolhem e amam o seu rebanho, com o testemunho de uma vida impoluta e alegre, fruto da fraternidade presbiteral. Obrigado por tudo que fizeram por mim, sobretudo nestes dias. Muito obrigado a todos que se envolveram direta e indiretamente nesta ordenação. Obrigado também pelas doações. Deixo a Diocese sem nenhum ressentimento com vocês. Isso me dá paz. Aliás, saio da Diocese sem nenhum ressentimento com quem quer que seja. Mas não poderia deixar de pedir perdão às pessoas que certamente magoei, mesmo sem intenção, ao longo dos meus 21 anos de serviço como padre. Meu pedido de perdão aos que se sentiram machucados por mim.

Obrigado às religiosas e religiosos, seminaristas e diáconos desta Diocese. Deus os recompense por tudo, inclusive pela amizade construída e solidificada entre nós. Seminaristas, vocês sabem do carinho que tenho por vocês, mesmo que às vezes tenha sido necessário lhes falar verdades cortantes e dolorosas; vocês sempre souberam entender que tudo foi por amor ao Reino de Deus e à sua Igreja. Sejam fiéis e amorosos. Não sejam padres por “estatus”, mas para servir o povo com simplicidade e despojamento, a exemplo do Cristo pobre, obediente e casto.

Além dos senhores bispos, quero externar o meu agradecimento aos meus amigos sacerdotes, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e inúmeras pessoas que vieram de outras dioceses do Brasil. Obrigado aos Seminários Regional de Goiânia e Arquidiocesano de Brasília, padres, professores e seminaristas que fizeram tanto esforço e sacrifício para estarem aqui comigo. Obrigado por tudo. Quero um aplauso para os padres, religiosos e religiosas, diáconos e seminaristas de outras dioceses.

Agradeço aos professores do Instituto Diocesano de Filosofia do Seminário Maior de Uruaçu, aqui presentes, professores da UCG e da UEG, bem como de outras universidades. Vocês são muito importantes para a Igreja. Desejo que vocês sejam sinais de fé dentro das universidades e ajudem com o testemunho de vida e do conhecimento a atenuar os efeitos da ditadura do relativismo moral, religioso e científico que tanto mal têm feito aos nossos universitários. Sejam sinais do amor de Deus. A Igreja evangeliza a cultura por meio de vocês.

Obrigado especial aos meus familiares, todos aqui presentes, irmãos, cunhadas, sobrinhos, minha madrasta, tios e tias, primos e primas. Muitos vieram de longe. Não preciso declarar o quanto os amo. Muitos de vocês são estímulo à minha busca pela santidade. Deus os abençoe. Minha gratidão aos meus afilhados e afilhadas que se fizeram presentes.

Na pessoa do Pastor Oliveira David, quero agradecer a presença e as orações de todos os meus irmãos evangélicos. Muito obrigado pelo carinho e amizade de vocês para com este novo bispo que vos ama e respeita. Continuemos com este espírito ecumênico de oração para que um dia possamos atender ao desejo de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,11).

Obrigado a todas as pessoas que se envolveram na preparação desta primeira ordenação de um bispo nesta Diocese. Quantas mãos obreiras e dedicadas trabalharam com afinco para que tudo fosse tão belo e abençoado! Cada um de vocês que se esmeraram sabem da minha gratidão pela doação de cada um. Deus os recompense.

Meu agradecimento ao Sr. Governador do Estado e a Sra. Prefeita Municipal de Uruaçu, bem como aos Senhores juízes e promotores de justiça, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Obrigado a vocês que se fizeram presentes a esta celebração litúrgica.

Obrigado ao povo que aqui se encontra e a todos que nos acompanham pelo sistema de rádio e pela internet. Recebam todos a bênção do novo Bispo. Obrigado aos meus amigos de longe e de perto que vieram com sacrifício para estarem comigo neste momento tão importante da minha vida. São muitos e de vários estados do Brasil. Obrigado a todos vocês.

Por fim, um momento muito especial. Quero acolher e também ser acolhido pelo povo da minha nova Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Obrigado Dom José Carlos, pelo seu governo, pelo seu maravilhoso trabalho e pelo clero que o senhor formou em Rubiataba. O senhor é um pai que soube amar e pastorear seu povo. Espero fazer o possível para dar seqüência à sua dinâmica e entusiasmo. Contamos com sua ajuda prestimosa. Meu abraço aos meus padres da Diocese, irmãos e filhos, colaboradores no meu Ministério. Obrigado pela acolhida e orações. Contem com o novo Bispo de vocês, amados sacerdotes. Obrigado às religiosas e consagradas. Obrigado aos seminaristas e ao diácono Weber. Nossa Diocese é a menor do Centro-Oeste, contudo tem o coração grande como as outras para acolher a todos.

Para encerrar, quero deixar um abraço especial aos jovens aqui presentes. Vocês são a alegria e a esperança da Igreja. Vocês gostam de desafios. Lanço-lhes um, que assumi na minha vida de adolescente e jovem: seguir Jesus, o único caminho que nos leva à vida e à verdadeira alegria. Escutem e aceitem o chamado de Jesus Cristo em suas vidas. Como o Papa João Paulo II disse aos jovens numa de suas jornadas com a juventude, repito para vocês hoje: Digam sim a Deus, Digam sim a Jesus Cristo, Digam sim à Igreja, Digam sim ao ser humano e à vida. Amém!

Obrigado a todos, continuem rezando por mim. Deus os abençoe. No próximo dia 25, domingo, às 9 h, tomarei posse da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, na Igreja Catedral de Rubiataba. Sintam-se convidados.

Adair José Guimarães
Enviado por Adair José Guimarães em 10/08/2008
Código do texto: T1122383