COMO SERÁ O CÉU ?

Introdução : - Hebreus 11:10

“Porque esperava a cidade que tem fundamentos da qual o artífice e construtor é Deus”.

Por que escolhi este tema ?

Tenho observado que pouco pregamos sobre o céu.

Embora o céu esteja bem próximo de chegar até nós, pouco falamos dele.

Estamos vivendo os dois últimos anos e meio, que antecedem a virada do século. Ao que tudo indica irmãos será a mais DESALENTADORA época do século 20.

Os ventos até então retidos pelos poderosos anjos, começam a abrir os dedos, e rajadas ameaçadoras toldam o horizonte do último biênio deste século.

O ESPÉCTRO ( imagem) da guerra e da destruição pairam sobre a humanidade.

Marte, o FAMIGERADO ( célebre), incansável e cultuado deus da guerra, poderá ter o mais colorido holocausto de sua história – o holocausto atômico.

Milhões e milhões de dólares têm sido gastos em belas descobertas do espaço cósmico.

O homem tem tentado desvendar o espaço invisível que só a Deus pertence.

I – EM CONTRA PARTIDA DEUS PROMETEU UMA VIAGEM ESPACIAL.

A) São João 14: 1 – 3 .

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar; e se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.”

“Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo.”

B) Ao serem levados com nosso Senhor, os salvos viajarão pelo espaço extraterrestre e passarão entre milhões de astros que o povoam.

C) Os remidos serão arrebatados entre nuvens para o encontro com o Senhor nos ares.

I TESSALON. 4: 17.

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

2. O apóstolo João teve uma visão do céu, que fará parte da morada dos salvos. Apocalipse 21:2 . “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”

3. O fundador e o arquiteto da cidade santa é o próprio Deus.

HEBREUS 11:10.

“Porque esperava a cidade que tem fundamentos da qual o artífice e fundador é Deus.”

a) A segunda vinda de Cristo à terra, será o tempo em que os seus seguidores de todas as épocas, se reunirão com Ele para morar nessa encantadora cidade.

E mais; o período que antecede a Sua volta, o Seu povo estará fazendo um estágio e preparo, aqui no mundo.

a) nossa vida deve ser colocada em dia.

b) é necessário que estejamos em paz com todos.

c) a unidade deve ser o ponto alto de todos nós.

Unidade com :

1. A família

2. Os filhos

3. A esposa ( o)

4. Os irmãos

5. O Pastor

6. As doutrinas

7. Os princípios

8. Os planos

9. Etc. .

b) Ela será a capital do universo. Seu nome será : “Nova Jerusalém”

– Apoc. 21:1 e 2.

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu esposo.”

4. O apóstolo Paulo teve uma bela visão desse lugar, também chamado PARAÍSO DE DEUS, e relata que não tinha palavras para externar o que Deus lhe mostrou.

II Coríntios 12: 1 – 4.

“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos ( se no corpo não sei, e se fora do corpo não se; Deus o sabe ), foi arrebatado até ao terceiro céu.

E sei que o tal homem ( se no corpo, se fora do corpo, não sei, Deus o sabe ).

Foi arrebatado ao PARAÍSO; e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.”

a) Terceiro céu, da a idéia de haver dois céus antes.

(1) – Primeiro Céu – céu atmosférico,

( espaço usado pelos pássaros, aviões, etc. ).

(2) – Segundo Céu – céu sideral ( espaço ocupado pelos astros, as galáxias e as estrelas ).

(3) – Terceiro Céu – Paraíso de Deus – Seu Trono.

II – PARAÍSO DE DEUS – TERCEIRO CÉU.

1) Céu dos céus. Morada de Deus .

I Reis 8: 27.

“Mas, na verdade, habitará Deus na terra ? Eis que o céu, e até o céu dos céus, não te podem conter ; quanto menos esta casa que edifiquei.”

2) Jesus, chamou esse PARAÍSO de casa de Meu Pai, conforme João 14:1 – 3 .

3) O terceiro céu é o lugar para onde retornou Jesus após sua ascensão.

Atos 7: 56.

“E disse : Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé a direita de Deus.”

4) É o lugar onde o Filho de Deus intercede por nós.” Hebreus 4:16.

“Cheguemo-nos pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”

5) Além do belíssimo Rio da Vida, a Nova Jerusalém terá a “Árvore da Vida” dando frutos de mês em mês para saúde e imortalidade dos salvos. Apocalipse 22:2 .

“No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para saúde das nações.”

a) Dá idéia de que será uma árvore GIGANTESCA que passará por cima do rio, uma vez que será visto de ambas as margens.

E posto ser da árvore da vida, isso indica a perpetuidade da vida eterna em todos os seus deleites.

Como no Paraíso perdido, assim será no Paraíso recuperado, a árvore da vida será necessária.

Mesmo na glória imortal, os santos devem reconhecer sua absoluta dependência de Deus, quanto à vida, comendo do fruto doador de vida como o ANTÍDOTO da morte.

6) É exatamente nesse lugar que o Salvador está preparando uma pátria para ti e para mim, meu prezado irmão ( ã).

Filipenses . 3:20 .

“Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardaremos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”

7) Quando em visão, Paulo viu o terceiro céu, extasiado, disse : “as coisas que o olho não viu e o ouvido não ouviu, são aquelas que Deus preparou para aqueles que o amam.” I Coríntios 2: 9.

8) A Bíblia nos apresenta as dimensões da cidade santa . Apocalipse 21: 15 – 20 .

Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto a sua largura.

E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa.

O primeiro fundamento era jaspe; - o segundo, safira; - o terceiro, calcedônia; - o quarto, esmeralda; - o quinto, sardônica ; - o sexto, sardio; - o sétimo, crisólito; - o oitavo, berilo; - o nono, topázio; - o décimo, crisopaso; - o undécimo, jacinto; - o duodécimo, ametista.

a) Rapidamente vamos dissecar essas medidas :

1. Perímetro ( 4 lados ) o estádio era uma oitava parte da milha romana, cerca de 185 metros.

Portanto, doze mil estádios correspondem mais ou menos a dois mil e duzentos quilômetros, ou seja, 550 Km de cada lado.

2. 144 côvados – as medidas do muro, eqüivalem a sessenta e cinco metros.

Como os irmãos podem observar, a cidade apresenta o símbolo da simetria PERFEITA.

O pensamento central é mostrar a harmonia e as proporções daquela comunidade, - onde largos, baixos e altos se encontrarão, onde nenhuma verdade será exagerada ou distorcida; onde nenhum ajustamento desproporcional maculará sua ordem social; onde todos quantos são encaixados como pedras vivas serão medidos, não de acordo com as falsas estimativas dos pensamentos mundanos, mas mediante a cana de ouro do santuário.

3. ARQUITETÔNICA E ARTISTICA- MENTE ORNAMENTADA; as 12 portas da cidade são 12 pérolas e a praça de ouro puro. Apocalipse 21: 12 .

“E tinha um grande e alto muro com 12 portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.”

III. O LAR ETERNO, LUGAR DE PERENE FELICIDADE.

1. Será um lar de constante felicidade, alegria e muita paz. Sabeis por que ?

Observem :

a) Ali não haverá enfermidade.

Isaías 33:24.

“E morador nenhum dirá : Enfermo estou; o povo que nela habitar será perdoado na sua iniqüidade”.

Significa, que você também deve perdoar...

b) Ali não haverá morte, nem cortejos fúnebres. Apocalipse 21:4 .

“Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.

c) Não haverá pessoas com defeitos físicos . Isaías 35:5 .

“Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão”.

d) Enfim, haverá felicidade perene e muita alegria. Isaías 35:10 .

“E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”

2. No lar eterno não haverá mais separação de espécie alguma. Pelo contrário, iremos rever e estar sempre juntos, com nossos queridos que aqui nesta vida foram ceifados pela morte cruel.

3. Depois dessa encantadora permanência no céu, Deus nos trará de volta para esta terra, porém renovada e purificada dos efeitos do pecado.

a) A terra voltará a ser belíssima como foi no princípio ao sair das mãos do Criador.

b) Os remidos terão diversas atividades agradáveis. Isaías 65: 21 e 22 .

“E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos”.

c) Deus nosso Pai, será adorado semanalmente. “E será que de uma lua nova a outra e de um sábado a outro virá toda carne adorar perante Mim, diz o Senhor”.

Isaías 66: 23 .

d) As mais elevadas ambições serão alcançadas. A herança dos salvos será mais bela do que podemos imaginar.

IV – QUEM HERDARÁ O CÉU ?

1. A salvação depende da fé pessoal em nosso Senhor Jesus Cristo.

Os herdeiros do céu, serão aqueles que aceitarem o Filho de Deus como único Salvador pessoal.

Ao carcereiro da cidade de Filipos que desejava ser salvo, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas, deram esta resposta : “Crê no Senhor Deus e serás salvo, tu e a tua casa”. Atos 16: 31.

2) Aqueles que tiverem seus nomes arrolados no “Livro da Vida”. Apoc. 21: 27 .

“E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do cordeiro”.

CONCLUSÃO :

- Apesar das diferenças, alguma continuidade básica entre nosso presente corpo e o novo corpo permanece, assim como a continuidade da semente e da planta que nasce dela . I Coríntios 15: 35 – 38 .

- Ellen White faz a seguinte observação:

- “Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, embora não sejam as mesmas partículas de matéria ou substância material que foram para a tumba.

As maravilhosas obras de Deus são um mistério para o homem.”

- Bible Commentary, Vol. 6, pág. 1.093 .

Deus virá morar com seu povo para sempre e estabelecerá Seu trono neste planeta. Então o eterno concerto de Deus estará consumado para sempre :

“Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com ele”. Apocalipse 21: 3 .

Espero que tenhamos compreendido, realmente como será o céu, um lugar maravilhoso que Jesus, foi preparar para um dia nós lá estarmos para sempre com Deus.

É meu sincero desejo que possomos todos sonharmos de um dia herdar esse lugar, especial Amem.