Discurso de formatura da turma de matemática LMN07S1 -Agosto de 2008-UNINORTE

Boa Noite!

Hoje é um dia especial na vida de cada formando aqui presente, um dia para ser celebrado, pois hoje estamos concretizando um sonho que teve início em fevereiro de 2005,quando aqui ingressou a turma LMN01S1,olhar para o passado é fazer uma viagem no tempo, para exemplificar o que cada um de nós sentia naquele início de curso,a melhor comparação que me ocorre, remonta ao livro do Gënesis no capítulo I versículo I,onde narra “.A terra estava sem forma e vazia”.Assim também foi o nosso início,chegamos aqui em busca da forma perfeita de nos tornarmos profissionais na área da educação matemática,nos encontrávamos vazios de conhecimento científico da matéria e,passados 3 anos e meio de estudos diários na busca do saber,da conduta ética e moral para exercer a profissão de professores de matemática mais uma vez recorro a, uma analogia ao livro do Gênesis no capítulo I versículo 3,onde está escrito: “Deus disse :”Que exista a luz”!e essa luz ao término do curso foi feita e acesa em cada um de nós para que possamos ser agentes transformadores da realidade do ensino da matemática.

A nossa jornada até aqui foi árdua, compartilhamos muitos risos, muitas lágrimas, muitas madrugadas acordados, por muitas vezes as dificuldades foram tantas, que a vontade de desistir quase nos fez subjugar, mas sempre pudemos ter a presença divina nessas ocasiões, a qual nos fez seguir em frente e mostrar que os obstáculos existem para serem superados e que os nossos sonhos são os que nos tornam vivos, são os que nos impulsionam a nos tornamos melhor como pessoas.

Entramos nesta instituição diamantes brutos, e com o passar do tempo fomos lapidando o bem mais precioso que o homem pode adquirir na vida, o conhecimento, o saber. Aprendemos a lidar com as diferenças, a ouvir, a formar opiniões, a dialogar, aprendemos a construir conceitos matemáticos e conceitos de vida, aprendemos a diferença entre o educar e o ensinar, daqui em diante estará em nossas mãos o que queremos ser de fato atores principais da educação ou meros espectadores numa platéia já lotada pelo comodismo.

Tenhamos sempre em mente que a graduação é apenas uma etapa de um longo caminho que ainda temos que trilhar,não nos acomodemos,lembremos sempre que vivemos num país carente de pesquisadores, mestres e doutores na área da Matemática.

Queremos aproveitar esse momento para agradecer, pois a gratidão é um dos maiores dons da vida, ser grato é saber reconhecer o bem que foi feito pela nossa evolução.

Queremos agradecer a esta instituição conceituada de ensino. Todos vocês nos acolheram com competência, presteza e carinho. Aos tantos funcionários com quem convivemos muito obrigada!

Esperamos retribuir da mesma forma: com competência, presteza e carinho!

Não apenas para com vocês. Mas que possamos demonstrar estas raras características que aprendemos a cultivar, por onde quer que andemos e aonde quer que estejamos trabalhando. Que possamos honrar, com nossas atitudes e comportamento, não apenas nosso próprio nome, de forma isolada, mas deste lugar, que tanto nos acrescentou.

Agradecemos aos nossos queridos mestres.

Vocês nos “embebedaram” de sabedoria, carinho, inteligência, amizade, respeito e companheirismo. Vocês são especiais! Permanecerão para sempre em nossos corações. Nossa amizade e o muito de vida que adquirimos jamais será ocasional, porque é profundo demais para isso! Nossas relações de amor foram e continuarão sendo abençoadas e abençoadoras! Obrigada, mestres queridos, por terem sido influência rica e prazerosa em nossas vidas!

Agradecemos aos nossos familiares.

Pais, mães, maridos, esposas, filhos, irmãos... Genuínos pela própria vida ou por nossas escolhas! Vocês são as peças fundamentais em toda essa engrenagem! Tudo o que precisamos para estar e permanecer de pé veio de vocês. Está em vocês. Vocês são as principais fontes de amor, carinho, atenção, respeito, apoio, compreensão, incentivo, consolo e auxílio. Nosso amor e gratidão por vocês são incomensuráveis! E as palavras se tornam desprovidas de sentido real, porque são pequenas diante do que sentimos. Amamos profundamente vocês! Com todas as forças que um coração humano é capaz de amar!

Agradecemos às amizades que aqui fizemos.

Aos colegas de turma que se transformaram em colaboradores, cúmplices e amigos. Talvez, durante este período, não tenhamos tido a chance de dizer o quanto somos especiais uns para os outros. Pois nunca é tarde! Hoje é dia de abraço apertado!

De lágrimas de saudade e alegria!

De firmar laços verdadeiros e profundos de amizade!

De boas e grandes recordações!

Este tempo de convívio foi extraordinário! Que possamos viver muitos outros semelhantes, juntos!

E que, por mais que nos sintamos realizados, jamais nos cansemos de buscar a excelência, o crescimento, e novas fronteiras, em todas as áreas de nossas vidas!

E finalmente, Àquele que tornou possível, de fato, tudo isto!

A Deus! A Ele, nosso amor maior e um sentimento de gratidão que não cessa de crescer!

É para Ele que, agora, com amor, nos dirigimos!

Que nossas trajetórias, desejos, objetivos e padrão de crenças estejam em perfeita sintonia com Sua vontade, Seu querer e Seu agir!

Que nossas ações, atitudes e comportamento, como profissionais e seres humanos, sejam pautados pelo amor. Porque não há nada mais gratificante do que trabalhar com algo que amamos fazer e fazer algo que amamos realizar! Que sejamos resilientes em todas as circunstâncias! E que tenhamos constância em nossas atitudes!

Parabéns a todos!