INDEPENDÊNCIA E MORTE

Setembro no Brasil nos faz refletir sobre as lutas pela independência – afinal, porque tanto orgulho pelo passado “histórico”, se por causa dele perdemos a identidade (?!).

Conforme os livros de história, José Joaquim da Silva Xavier – O Tiradentes morreu como um traidor, enquanto hoje, o aclamamos como herói.

Inúmeros perderam a vida nas lutas pela independência do jugo externo de impérios que saqueavam as riquezas do país...

A Independência chegou sob um slogan heróico: INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!

Afinal de contas, como fica a cabeça de crianças e adolescentes diante da dependência política e econômica, da escravidão impostas pelo poder econômico e de tantos crimes e mortes contra a economia popular e contra a vida???

Comemorações na Semana da Pátria (?!) Como conciliar isso com o discurso “oficioso”, segundo o qual, antes dos 18, necessita de experiência para o primeiro emprego e após os 40 está velho para encontrar emprego???

Comemorar o que??? Passar em concurso público, para muitos continua sendo um sonho, porque garantirá um salário sem riscos de desemprego e com garantia de aposentadoria por tempo de “serviço”!!!

Comemorações pra que, se a maioria dos estudantes que desfilam pelas ruas não saberiam explicar o que significa INDEPENDÊNCIA OU MORTE???

Semana da Pátria? Independência ou Morte? Como entender que continuamos festejando quando, vivemos uma fase na história do país na qual, ser pobre é ser condenado ao desprezo porque após comprar o celular em 10 suaves prestações terá que comprometer o pão de cada dia para colocar os créditos e ganhar bônus pra falar de “graça”?

Comemorar o que se em plena era da informática, ser mulher é ser condenada ao risco de estupro, violência e abuso sexual, assedio, etc.

Comemorar o que se pertencer a JESUS parece fanatismo religioso e se esganar pelo time de futebol parece fidelidade?

Está escrito:

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará (João 8:32).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1160916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.