(VI) EM JESUS VOCÊ PODE CONFIAR - 4. O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE, NOS GOVERNA E NOS DOMINA.

II Coríntios 5.

O que Paulo quer dizer quando escreve aos coríntios que “O amor de Cristo nos constrange” [II Coríntios 5:14]?

As Bíblias que usam o verbo constranger são a Reina Valera da Espanha, a Versión Recobro em espanhol, a Vida Nova, a Revista e Corrigida, a Thompson, mas nem todas as traduções usam o verbo constranger. A Bíblia Viva diz “O amor de Cristo nos governa”. A tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas diz “O amor de Cristo compele”. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz “somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós”.

Por que o amor de Cristo nos constrange, governa, compele, ou nos domina?

A explicação de Paulo é convincente: o amor de Cristo nos constrange, nos governa, compele e nos domina quando sabemos que um só – Ele próprio o Senhor Glorioso - morreu por todos, morreu por mim e por ti. Quando consideramos o aspecto vicário da morte de Jesus, quando entendemos que Ele deu a Sua preciosa vida livremente, espontaneamente, quando não temos a menor dúvida quanto ao significado da cruz da morte de Cristo nela. Então sentimo-nos constrangidos, prontos para sermos governados, compelidos mesmo a nos deixarmos dominar por este tão grande amor! Este amor sem paralelo, sem igual!

O evangelho não é simplesmente a história do homem bom, do grande profeta que Jesus foi, e nem é somente uma boa nova, ou uma noticia abençoada, e sim o anúncio de Sua morte e ressurreição, que redime, restaura a condição da humanidade toda, que vence a alienação causada pelo pecado, pela rebeldia desta mesma humanidade, e mais inaugura uma nova era, a era da reconciliação universal. A cruz de Jesus, a (Sua morte nela) anuncia o fim da inimizade com Deus.

De fato, o amor de Cristo nos constrange, governa, compele e nos domina, nos força, nos coage, nos obriga a não vivermos para nós mesmos, mas para Aquele que por nós viveu, morreu e ressuscitou. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus” [II Coríntios 5:21].