DISCURSO / WALACE

EBINHO/DIA 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Boa noite ás lideranças, representantes de classes, moradores locais, amigos, candidatos e vereadores.

Sr. Prefeito, Vice -Prefeita Bárbara Leite, Deputada Estadual Gláucia Brandão,Primeira Dama, companheiros da coordenação, demais presentes.

Honra-me este momento e pelo tal agradeço à Deus,agradeço a família Trindade pela permissão de utilização deste espaço, e a todos vocês pela presença.

Quero aproveitar o ensejo para fazer algumas rápidas considerações, primeiro enfatizando sobre a relevante participação das mulheres no papel social e político deste município.

Temos Bárbara com 4 mandatos como vereadora,é a atual Vice- Prefeita e com certeza estará cumprindo mais um mandato de 4 anos, totalizando assim 24 anos de vida pública, tempo este exclusivamente voltado ao bem desta cidade.

Temos Da Gláucia, Deputada Estadual, que vem participando ativamente junto ao Prefeito Walace, abrindo portas em esferas políticas superiores e mostrando o porque de nossa escolha. Com sua dedicação e coragem viabilizou todas suas emendas para esta cidade e assim vem concretizando os sonhos dos saudosos Alisson e Eduardo Brandão.

Temos Da. Adriele, a quem carinhosamente intitulamos como Primeira Dama. Parece-nos uma enorme estrela, que sempre brilhando ao lado de seu esposo, ilumina-lhe o caminho facilitando-lhe a jornada.

Esta cidade teve e tem inúmeras mulheres virtuosas.

Tem Da. Maria Trindade que ensinou como se cria 8 filhos, fazendo de todos exemplos de cidadãos.

Tem Da.Nauzia, Presidente do Nants, que com toda sua simplicidade é de uma grandiosidade assustadora.

Tem Nininha, tem Marília do Veneza, Kênia do Pc do B,Da. ;;;;;;;;;;da quadrilha, Marília do Joás, Marcia da Igreja, dentre outras.

Esta cidade tem Da. Cacilda, Da. (Mãe Adriele),temos a astuta Belinha e contamos com a bravura de Nequinha.(A quem agradeço pela presença e ressalto a necessidade de sua vitória nas urnas por saber de seu valor humano)

Tivemos Da ZITINHA (Mãe do Vereador Irineu), tivemos Maria Helena Barroso do Grêmio Azul, Da. Marta (Esposa do Sr. Altino) e reverenciamos Maria Elvira e Marcia do Fundo de Quintal.

Estou há mais de 22 anos morando aqui...

Descíamos na balança da Br quando chovia, pois o ônibus não subia a Rua 17 que não tinha asfalto, esperávamos a condução que só vinha de hora em hora e na superlotação cantávamos sambas enredos aceitando com dignidade nossa atual condição.

A energia elétrica caia a chave sempre às 20 horas e a venda do Sr. Edmundo era nosso refúgio.

Não tínhamos telefone público. Aliás, não tínhamos de jeito nenhum.

Jogávamos nossa peladinha em um pequeno espaço onde hoje temos um verdadeiro campo de futebol e quem tinha muro pré-fabricado era da elite.

Fui um dos diretores da primeira Associação Comunitária local, Presidente da AMEC, atleta e técnico do Águia, um dos fundadores do Grêmio Azul.

Lutei contra invasões, principalmente ao lado do campo do Conjunto, coordeno há 17 anos a Festa do Trabalhador, o maior evento em homenagem ao trabalhador nevense deste município, trouxe aqui o maior Parque de Diversões de todos os tempos, distribuindo na oportunidade 2.500 ingressos gratuitamente.

Fiz corridas rústicas, passeios de bicicletas, festas das crianças, torneios de futebol, peteca e vôlei. Sou o fundador da Pelada 10 Organizada e Vice-Presidente do Grêmio Azul.

Oportunamente participei quanto à colocação de iluminação do campo do Conjunto com Walace que era na época Vereador, e o então presidente Zé Raimundo.

Com a atual diretoria do Grêmio conseguimos junto ao Prefeito o alambrado e recuperação dos passeios laterais, além da pintura das arquibancadas.

Distribui mais de 200 mudas de árvores, hoje muitas delas contribuindo pelo nosso meio ambiente, plantei algumas ao lado do campo e com meus parcos recursos financeiros coloquei os protetores das mesmas.

A documentação do Grêmio Azul, já aprovada, espera os trâmites normais na vinda dos recursos solicitados pela Deputada Gláucia Brandão para edificação dos vestiários.

Promovi encontros políticos e literários, criei e eduquei aqui meus filhos, participei, vivi , contribui, aprendi e me orgulho desta comunidade.

Disputei eleições, subjuguei amigos e familiares, e lhes sou grato por acreditarem em minhas intenções.

Hoje temos transporte coletivo e individual, energia elétrica em abundância, água tratada, áreas de lazer, escolas, creches e ainda nos falta sempre algo...

Cito-lhes isto para explicação por uma posição tomada:

Não disputo este ano às eleições.

Por quê?...

Porque nunca esta cidade teve um progresso tão efusivo, nunca se precisou tanto da continuação de uma administração, para que se fixe para sempre rumos de crescimento.

Precisei destituir-me do sentimento de egoísmo, abrir mão de sonhos, para estar contribuindo diretamente e participando orgulhosamente deste momento histórico.

Não podia e não posso dividir-me.

Tenho que entregar-me totalmente neste processo.

Venho então conclamá-los para juntos mantermos Ribeirão das Neves no Rumo Certo.

Vamos fazer uma grande corrente, criando assim um elo na parceria que fará da cidade que amamos um exemplo de consecutivos sucessos.

Votemos 40 no dia 5. Confirmando nossa esperança num futuro promissor.

Concluindo: Em recente viagem noturna com minha esposa, dentro de sua humildade, ela se preocupou com a cansativa necessidade de se usar faróis altos ou baixos, citando que as rodovias deveriam ser totalmente iluminadas. Ou pelo menos nos trevos de acessos dos municípios.

Eu, quando a noite transcorro este trecho da Br aqui, o faço devargazinho. Mesmo antes da inauguração dos outros 4 km, vou até o próximo retorno.

E quero agradecê-lo por isso Prefeito Walace, agradecer lhe também pelas obras de instalação do novo cemitério de Ribeirão das Neves. E dizer que orgulhosamente descansarei (Não brevemente) em um local construído para preservar a história e demonstrar o respeito necessário dos que aqui viveram.

Boa Noite a todos e muito obrigado...

Eber Emanoel
Enviado por Eber Emanoel em 12/09/2008
Código do texto: T1174277