RESPONSABILIDADE SOCIAL

O epicentro dessa nova relação comercial do setor produtivo na sociedade faz nascer um novo perfil de consumidor: Critico, exigente e co-participativo.

Dimas

A vinculação do setor empresarial produtivo com as sociedades é, nos dias atuais condições sine qua non de sobrevivência econômica para empresa e de reconhecimento coletivo por parte do seguimento consumidor. Uma nova e arrojada concepção relacional no meio produtivo com o seu publico alvo, do consumidor, começa a tomar corpo e, cada vez mais um novo perfil critico e exigente desses agentes de consumo cresce em escala geométrica.

Antenada e de olho na irecuavel tendência de mercado consumidor, os setores produtivos reformulam, redimensionam e reelegem novas metas e metodologias no sentido de fazer permanecer, sua empresa e cada vez mais conquistar esse novo consumidor que alem da qualidade, bons serviços e preços baixos, também estar a exigir um maior e decisiva participação no contexto social na qual se encontra inserida. Um consumidor que se preocupa com a natureza, os ecossistema, a biodiversidade do planeta das futuras gerações , exigem igualmente desses seguimentos produtivos trabalhos e/ou projetos sociais voltados para conservação e melhoria das condições de sobrevivência; outro aspecto que merece destaque, é o grau de envolvimento é capacidade gerencial de se envolver com os denominados EXCLUÍDOS. Excluídos do trabalho, da escola, da saúde, da tecnologia digital, da cultura, dos programas governamentais etc.

Este novo e recente contexto de economia globalizada é também terreno fértil e nascedouro natural de um novo consumidor, de um novo mercado nacional é internacional cuja diretriz aponta para uma construção de novos horizontes de convivência e coexistência, arrastando consigo um olhar diferenciado, um olhar de mão dupla, onde consumidor e empresa descobrem que um não existe sem o outro, e que ambos são responsáveis diretos e indiretos pelo destino, conservação e o futuro do planeta.

Dimas: Professor, Pedagogo, Especialista e Mestrando em Educação

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 29/09/2008
Reeditado em 29/09/2008
Código do texto: T1203028
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.