PACTO SOCIAL

Pacto é um ajuste ou acordo celebrado entre as partes envolvidas, com a finalidade de algum benefício.

Em Pernambuco, foi celebrado (recentemente), um pacto pela vida, com o objetivo de redução da violência.

Em todas as épocas governantes e instituições da sociedade civil organizada, têm feito isso visando uma sociedade melhor.

No princípio, DEUS O CRIADOR e mantenedor da vida celebrou o primeiro pacto de que se tem notícia.

Alguém poderia pensar:

“Então é inútil a existência de pactos (?!)”.

É claro que não!!!

Imagine Se com os pactos chegamos a situação atual; sem eles, possivelmente teríamos perecido énquanto sociedade humana...

O suposto interlocutor continua:

“Se os pactos, leis, convenções, etc. impedem uma catástrofe maior; porque deixam a desejar (?!)”.

Certa vez, algumas pessoas querendo colocar JESUS contra a parede, questionando sobre fidelidade conjugal, perguntaram se “era lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo” (Mateus 19:3).

Em resposta O SENHOR disse:

“O CRIADOR, desde o princípio, os fez homem e mulher dizendo:

Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne; de modo que já não são dois, porém uma só carne.

Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4–6).

Considerando–se que aquelas pessoas estavam testando JESUS, replicaram: “Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?” (Mateus 19:7).

JESUS apresentou o argumento, segundo o qual, um motivo humano levou Moisés como líder a encontrar essa alternativa:

“Por causa da dureza do vosso coração” (Mateus 19:8).

Certamente, a razão porque pactos, acordos, contratos, etc. etc. não trazem a qualidade de vida possível,

Em primeiro lugar é o endurecimento de coração que leva o homem a desobedecer e desrespeitar O DEUS CRIADOR

– a partir de então, não haverá limites à insensatez humana.

Em segundo lugar, a falta de compromissos em cumprir sua parte no acordo...

Por exemplo: antes de pensar sobre os benefícios do Imposto de Renda, os contribuintes procuram meios (lícitos ou ilícitos) de evitar a tributação; inclusive alegando que "o governo é ladrão".

Historiadores afirmam que o principal motivo do desaparecimento de poderosos impérios (no passado), foi a desestrutura familiar

– a sociedade contemporânea luta por fragmentar a família o quanto pode.

Seria inconveniente falar sobre um possível pacto social se somos avessos ao pacto original sobre o qual a sociedade humana foi construída...

DEUS não iniciou a partir da comunidade dos que professariam o mesmo credo religioso (A IGREJA).

ELE iniciou a partir da família – A IGREJA foi SUA ação complementar idealizada para quando a estrutura familiar estivesse bem desenvolvida.

Por isso, a IGREJA deve ser vista como sendo a comunidade das famílias dos que confessam o mesmo credo religioso - porque cada um dos seus membros, por livre e espontânea vontade, cumprindo um desígnio eterno, foi lavado e remido no sangue do CORDEIRO.

Está escrito:

"Ensina a criança no Caminho que deve andar" (Provérbios 22:6).

Implicando que não devemos esperar de braços cruzados que a criança cresça saudável em todos os aspectos, por si mesma.

É preciso o compromisso dos pais apresentarem o padrão a ser seguido.

Um dos significados que o Aurélio apresenta para dureza é: AÇÃO DURA; CRUELDADE.

Temos dentro de nós a obstinada disposição mental à desobediência em todos os níveis:

DEUS,

pais,

leis,

governo,

autoridades,

etc. etc.

Isso implica que a solução do caos em vigência, passa pela capacidade de analisar a nós mesmos, sem interferência de outras pessoas, coisas ou lugares e,

com igual disposição mental, assumirmos diante de DEUS um pacto social por uma sociedade melhor.

Está escrito:

“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de DEUS com os homens.

DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”

( Apocalípse 21:3–4).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/10/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1209157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.