PERFIL DE ELEITOR

É possível prever o perfil de eleitor, das pessoas que passam nas ruas, que estão esperando ônibus ou lotação, na fila do banco, do supermercado, etc.

Se a pessoa é crente, estará conversando que irmão vota em irmão – como se DEUS dependesse de crentes no poder; que “feliz é a nação cujo DEUS é o SENHOR” – como se o poder político fizesse o cristão mais espiritual, etc. e tal.

Se a pessoa não é crente, possivelmente estará falando que “político é tudo ladrão” – como se em outras áreas só tivesse pessoas honestas; “todos calçam quarenta” – como se o caráter fosse determinado pelo número do “pisante”, etc. e tal.

Entendo que as eleições oferecem oportunidade de escolha de representantes públicos (governantes a nível federal, estadual e municipal).

Independente de circunstâncias, os candidatos eleitos passarão a governar o País, Estado ou Município – jamais apenas os filiados do partido político ao qual pertence.

Precisamos lutar para que a cultura política eleitoral em nosso país seja saudável.

Creio que dependerá do perfil de eleitor que assumirmos.

Mesmo quando não tinha “consciência” dos deveres e direitos de eleitor, não gostava de “forçar amigos e conhecidos” a votar em candidatos de minha preferência.

Nos anos oitenta, participamos da militância política sem achar que isso daria direito de forçar opções – lembro de um episódio (engraçado), onde fazia panfletagem e expliquei a uma senhora da terceira idade que “em termos de eleições, o mais importante não é votar no provável eleito (pelas pesquisas), mas, em candidatos que apresentem uma proposta coerente com a demanda da população, especialmente a população mais carente...

Em resposta ela riu e disse: “É seu Zé, parece que o senhor gosta mesmo é de votar em quem perde”.

Atualmente, como ministro do evangelho, (entendo) que política eleitoral (também) é coisa de crente;

Mas, a falta de diplomacia política e de sentimento cristã (dentro ou fora da igreja), poderá passar a idéia de que JESUS apóia o candidato vermelho ou marrom, em detrimento do azul, branco, verde, amarelo, etc...

Conheço o DEUS SOBERANO, que “faz nascer o SOL e a CHUVA sobre todos os eleitores e, os candidatos” (Mateus 5:45) – independente de perfil.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/10/2008
Reeditado em 04/10/2008
Código do texto: T1210788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.