CULTURA PÓS-ELEITORAL

Assim como a História Universal está dividida em Antes de Cristo e Depois de Cristo, em ano de eleições o nosso patropi pode ser considerado um período dividido em duas fases: Pré–eleitoral e Pós–eleitoral.

Alguém poderia pensar:

“Lá vem (novamente) você com essas idéias absurdas! – nunca ouvi falar sobre isso”.

Pode ser que, definido como um conceito teórico não. Mas, na prática você já viveu isso, muitas vezes.

Quer um exemplo (ou muitos???):

Você (nas ruas), era perturbado com a “panfletagem” de candidatos - E hoje (?!) ...;

Quando saía de cabeça baixa, podia ser chamado por algum candidato ou “sargento” eleitoral (falam muito sobre “cabo” eleitoral e, eu resolvi “promover” o sujeito – afinal trabalha tanto), desejoso de "apertar" tua mão - E hoje (?!)...

Nas ruas havia muita poluição sonora ou visual anunciando que a ou b eram os melhores, estavam trabalhando e iriam trabalhar muito mais (acho que por isso falta dinheiro para investir no social sem retorno...

E agora, você escuta alguma publicidade em carro de som (?!)... ;

A lista (sobre a divisão em período PRE e PÓS eleição) poderia ser interminável... Mas, pense bem:

Não ficaria melhor se você elaborasse sua própria relação (?!). Você continua vendo ou escutando do desemprego, dos carentes, dos enfermos etc... - Sempre foi assim e, infelizmente continuará sendo...

Por causa da cultura eleitoral, talvez você se ache incapaz de tal façanha – afinal, os políticos de plantão semeiam (em todas as épocas e lugares) a idéia segundo a qual a função do político é fazer em benefício do povo, enquanto o povo incapaz (?!) passa a vida como platéia...

O Eleitor como platéia, alimentada com “presentinhos”, “favores” etc. não incomodará com cobranças por coerência, ética, etc.

No final tudo acaba “bem” e, todos são “felizes” para sempre...

Certa vez, a mulher de Zebedeu, queria (através de um jeitinho) que JESUS nomeasse seus filhos para uma função de "honra" quando ELE fosse importante na hierarquia política em Israel e, o SENHOR afirmou:

"Então, JESUS, chamando-os, disse:

Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.

Não é assim entre vós;

pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;

tal como o Filho do Homem,

que não veio para ser servido,

mas para servir

e dar a sua vida em resgate por muitos"

(Mateus 20:25-26).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 08/10/2008
Reeditado em 26/11/2008
Código do texto: T1217164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.