APARÊNCIA X COERÊNCIA

A sociedade contemporânea estaria em pé de guerra (?!) ...

Certa vez em meio a uma palestra, alguém comentou que foi essa a impressão que teve durante a visita que fez a um hospital da rede pública, num grande centro urbano:

Gente que dá entrada com ferimentos à bala, faca, etc.

Pessoas sem vida, com subvida – procedentes do submundo, farrapos humanos...

Seres humanos, semelhantes a nós – sem alma, sem sensibilidade, sem endereço, sem rumo, sem “eira nem beira”, abandonadas e entregues a própria sorte...

Gente, pessoas, seres humanos que vem e que vão pelas esquinas da vida...

Multidão de sem terra, sem teto, sem emprego, “sem parente nem aderente”, sem dignidade, sem cidadania, sem perspectivas, sem alegria, sem esperanças, SEM DEUS (?!)...

Alguém poderia interromper este discurso:

“Que negativismo (?!)”;

“Onde você espera chegar pensando assim?”

“Parece que não aprendeu a pensar positivo, porque pode dar certo?”

Olha!!!

Negativismo ou “positivismo” poderá ser um conceito relativo, dependendo da ótica de quem faz uso do vocábulo.

ESCLARECIMENTO:

A palavra “positivismo” com o sentido acima utilizando, não faz parte da língua portuguesa.

Estamos opondo positivismo a negativismo que, conforme o Aurélio é o “espírito de negação sistemática.

Existe muito “positivismo” da parte de quem vive tirando proveito da miséria alheia – os “estafetas” de plantão...

Por estafeta queremos significar pessoas da elite social ou do baixo clero investidas de poder pelo sistema político em vigência.

Continuando, existe muito “positivismo”, da parte dos estafetas de plantão, desde que para eles as coisas estejam indo bem.

É possível ilustrarmos com a idéia segundo a qual, seria ingratidão reclamar da falta do alimento básico na mesa do pobre, considerando-se que com R$ 1,00 (um real) é possível comprar pão e ovo.

Por outro lado, os mesmos “estafetas” de plantão assumem uma atitude negativista quando o dólar sobe “no paralelo”, porque irá desembolsar um pouco mais na hora de vender o carro importado com um ou dois anos de uso.

“É DOSE PRA LEÃO !!!”

Estamos assumindo, sim, uma atitude “negativista”, diante da pobre e podre realidade nacional, porque tendo o que comer, o que vestir e onde dormir;

Vejo muitos espaços a ocupar na luta social contra a desigualdade e exclusão.

Certamente, a “revolta“ ainda é “ressaca” das urnas porque, durante a campanha eleitoreira, falavam muito de um Brasil onde há ordem e progresso...

Repetiram tanto essa mensagem que saí procurando, para conhecer, esse país que vai pra ETNERF.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 09/10/2008
Reeditado em 10/10/2008
Código do texto: T1219555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.