APARÊNCIA X COERÊNCIA - II

Na primeira parte do discurso (sobre este tema), indagamos: A sociedade contemporânea estaria em pé de guerra (?!)... Considerando o a impressão de alguém após alguns momentos na recepção de um hospital da rede pública...

Com o objetivo de melhor ilustrar essa idéia, descrevemos de forma poética, o que acontece na portaria de um hospital:

Gente que dá entrada com ferimentos à bala, faca, etc.

Pessoas sem vida, com subvida – procedentes do submundo, farrapos humanos...

Seres humanos, semelhantes a nós – sem alma, sem sensibilidade, sem endereço, sem rumo, sem “eira nem beira”, abandonadas e entregues a própria sorte...

Gente, pessoas, seres humanos que vem e que vão pelas esquinas da vida...

Multidão de sem terra, sem teto, sem emprego, “sem parente nem aderente”, sem dignidade, sem cidadania, sem perspectivas, sem alegria, sem esperanças, SEM DEUS (?!)...

Alguém poderia interromper este discurso: “Que negativismo rapaz (?!)”; “Onde você espera chegar pensando assim?” “Parece que não aprendeu a pensar positivo, porque pode dar certo?”

Olha!!! Negativismo ou “positivismo” poderá ser um conceito relativo, dependendo da ótica de quem faz uso do vocábulo.

ESCLARECIMENTO: A palavra “positivismo” com o sentido acima utilizando, não faz parte da língua portuguesa.

Estamos opondo positivismo a negativismo que, conforme o Aurélio é o “espírito de negação sistemática".

Não pense que seria apenas isso o que ocorre na portaria de um hospital da rede pública - ilustramos a idéia segundo a qual a sociedade contemporânea teria se transformado num “campo de guerra”, descrevendo-a de forma poética, o que acontece na portaria de um hospital, que responde pelo atendimento de emergência.

Contudo, o cenário é muito mais sombrio quando analisamos outros problemas que acontecem nos hospitais, fora deles, etc.

Quando se faz uma pausa para reflexão, é possível perceber que a recepção de um hospital da rede pública é apenas uma síntese de problemas estruturais muito mais complexos.

Há dois mil anos O MESTRE dos mestres falou sobre isso (de forma teórica), aplicando a solução de forma prática:

A cerimônia do lava–pés (João 13) é o melhor exemplo. ELE ensinou, dando o exemplo prático (Mateus 15:1–20).

JESUS afirmou que, a raiz desses problemas é que necessita ser combatida para que seus frutos deixem de produzir novos e graves problemas – muito mais que ensinar nos alertou sobre a importância de cultivarmos um coração santo (dedicado a DEUS) para que a verdadeira adoração proceda do coração e se multiplique trazendo esperanças de um futuro melhor:

Está escrito:

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus” (Mateus 5:16).

“Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

Estamos discursando sobre APARÊNCIA X COERÊNCIA.

Por incrível que pareça, aproveitamos a oportunidade para ilustrar a APARENCIA da sociedade contemporânea, a partir da portaria de um hospital da rede pública que retrata a realidade nas ruas, nas casas, etc. onde estavam as pessoas quando foram acidentadas, feridas, etc.

COERÊNCIA significa ler nas entrelinhas e, perceber que, a realidade (longe dos hospitais) é bem pior.

Durante muito tempo (fomos acostumados) a ficar na platéia assistindo o desenrolar do processo social, ao invés de participar na construção de um modelo coerente com a real necessidade.

Tiago, o irmão do SENHOR JESUS (por parte de pai e mãe, terrenos), nos alerta sobre a prepotência de achar que sabemos alguma coisa:

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

Vós não sabeis o que sucederá amanhã:

Que é a vossa vida?

Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.

Em vez disso, devíeis dizer:

Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:13–15).

Por melhor visão, pesquisas de opinião, dados estatísticos em mãos, etc.

que se nos apresente um retrato da sociedade atual, é preferível uma frase que o apóstolo Paulo usou quando, falava aos coríntios,

comparando o presente com o futuro porvir, em termos de realidade espiritual:

“Porque, agora, vemos como espelho, obscuramente;

Então veremos face a face.

Agora, conheço em parte;

Então, conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).

Uma vida melhor, isto é a vida melhor, com qualidade, livre de conseqüências das mazelas do mundo atual, está em JESUS – independente de religião - tem gente que acha que para ter JESUS é preciso primeiro se tornar membro da igreja da qual faz parte:

“Respondeu JESUS:

EU SOU O Caminho,

E a Verdade,

E a Vida;

Ninguém vem ao PAI senão POR MIM” (João 14:6).

Disse o Apóstolo Paulo aos cristão na cidade de Roma:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional (inteligente).

E não vos conformeis com este século (tempo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS” (Romanos 12:1–2).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/10/2008
Reeditado em 26/12/2008
Código do texto: T1220938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.