COMO ANDA VOCÊ ?!

Andam dizendo por aí que nessa vida, “fora o motorista e o cobrador, tudo é passageiro”...

Tem gente que anda com brincadeiras, gente que anda encarando a vida com seriedade, gente que anda procurando fazer amizades, gente que anda com maldades no coração, enfim andar nunca foi um problema... A questão é a forma como se anda!!!

Conforme o Aurélio ANDAR significa, além de:

“Movimentar-se, dando passos; Por impulso próprio ou não; Continuar, prosseguir; Proceder, agir”;

O sentido que queremos abordar com este discurso: “Achar-se ou viver em determinado estado, condição ou aspecto; Ação ou maneira de andar”.

Sem pretensão de beirar o prolixo ou tecnicismo, necessário se faz analisarmos a forma como anda a sociedade pós–superficial – isso tem sido feito com freqüência por pessoas de diferentes níveis, através de variadas linhas de pensamento.

Entre altos e baixos, coerência e incoerências, com raras exceções tem sido deixado de lado a principal razão porque a sociedade contemporânea ANDA MAL “das pernas”.

Existem duas formas de ANDAR:

Em primeiro lugar: Andar com DEUS, enquanto estilo de vida. Tendo dentro de si, como prioridade, esse ANDAR COM DEUS como meta incondicional, como opção voluntária, como uma viva realidade onde você estiver, com quem você estiver...

Em segundo lugar: “Andar pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabendo, porém, que de todas as coisas DEUS te pedirá contas... Porque ELE haverá de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 11:9; 12:14).

Cada ser humano – homem ou mulher, adulto, jovem ou criança (dependendo da idade, os pais ou responsáveis terão o compromisso de lhes “ensinar o caminho em que deve andar” (Provérbios 22:6).

No Juízo Final pouco importa se a pessoa foi membro da igreja, se fez boas obras etc. À questão será a motivação para tornar-se membro de uma igreja, realizar boas obras, e assim por diante.

A partir deste ponto (do discurso) faz sentido a indagação: COMO ANDA VOCÊ (?!)...

A respeito de alguns personagens do passado, cuja história de vida está (nas Sagradas Escrituras) está escrito:

“Andou Enoque com DEUS e já não era, porque DEUS o tomou para SI” (Gênesis 5:24).

“Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS” (Gênesis 6:9).

“Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?” (Gênesis 18:17–18).

“Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a DEUS e que se desvia do mal” (Jó 1:8; 2:3).

ANDAR COM DEUS, enquanto estilo de vida conforme nota de rodapé na Bíblia de Estudo de Genebra, “significa uma comunhão íntima, incluindo revelação especial”.

A respeito do segundo estilo de vida, “andar pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos”, não será necessário muitas palavras...

Analise o estilo de vida de pessoas, grupos sociais, nações e descubra o “elo de ligação” entre o “estilo de vida” e os problemas existentes na sociedade contemporânea...

Por exemplo:

O amor livre nos anos sessenta, o ficar no momento atual, etc. e a existência da desestrutura familiar...

A desestrutura familiar (fragmentação dos lares) e a existência de meninos de rua...

O Menor abandonados e a existência de marginais...

Você pode exercitar a mente meditando sobre a forma como as pessoas, as nações, as sociedades, as instituições, etc. andam e as conseqüências desse andar enquanto estilo de vida.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/10/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1221355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.