ÁGUA SALGADA OU DOCE

A Epístola (carta) de Tiago no Novo Testamento é uma das mais significativas para o presente século, porque, é DEUS edificando a Igreja comprada e lavada pelo sangue de JESUS

A partir do momento que DEUS convoca os SEUS servos pra:

Levantar o caído,

Dar água a quem está com sede,

Pão a quem está com fome,

Etc, etc.

É possível, entender a igreja como uma espécie de agência do Reino de DEUS aqui na terra,

através da qual DEUS trata os feridos na peleja contra SEU ADVERSÁRIO.

Quem foi Tiago?

A tradição da Igreja Cristã Primitiva aceitava que foi irmão de JESUS; O seguimento da Igreja Cristã (Protestante ou crença Reformada), aceita o que os pais da IGREJA CRISTÃ afirmavam sobre Tiago (irmão de JESUS) e, endossando isso com base em alguns textos das Sagradas Escrituras:

Mateus 13:53–58;

Marcos 6:1–6;

Gálatas 1:18–20.

A quem Tiago escreveu?

Literalmente, às doze tribos que se encontravam na Dispersão (por causa da perseguição que se difundiu na Diáspora – Atos 12:1–5).

Por extensão, aos seguidores do SENHOR em todas as épocas, inclusive o presente tempo (Êxodo 19:5-6 e 1 Pedro 2:9-10).

O que se aplica (da epístola referida) ao momento atual?

Estamos vivendo um momento de estresse e afastamento de DEUS – OCRIADOR.

Não significa que afastamento ou proximidade de DEUS implique ser ou não ser membro de uma igreja evangélica.

Pelo que me consta palavras como evangélico ou gospel estão substituindo a expressão cristã protestante ou reformada dos anos noventa em diante.

Antes, crer na redenção, na salvação, ir pra o céu, etc. através do SANGUE DO CORDEIRO – significava ser “crente”, ser “bode” (Sertão Central de Pernambuco), ser “protestante”...

Quem estiver na faixa etária acima de cinqüenta anos, compreende isso, sem que seja necessário falar sobre um assunto espinhoso:

Perseguição contra os “vendedores de Bíblias”; concessão do título de Capitão do Exército Brasileiro ao Virgulino Ferreira – O Lampião.

Quem desejar conferir o que estamos afirmando pesquise a história secular, especialmente a primeira metade do século passado – sobre as missões dos frades capuchinhos, o cangaço no sertão, etc.

Alguém poderia pensar:

“Ao invés de ser prolixo, discorra sobre o tema proposto:

“ÁGUA DOCE OU SALGADA (?!)”

É o que estamos fazendo!!!

O interlocutor fictício continua:

(?!... ?!... ?!...) ...

Tiago, o irmão do SENHOR JESUS (por parte de Maria e José) – E não fique incomodado, pensando “cruz, credo (?!)"...

Estamos discorrendo sobre fatos históricos e, não há como mudar acontecimentos históricos.

Continuando – Tiago, o irmão de JESUS, interroga seus leitores:

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida?

Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.

Em vez disso, devíeis dizer:

Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo

(Tiago 4:14–15).

A essencia desta idéia tem a ver com nossa afirmação inicial que no presente tempo existe afastamento do Altíssimo.

O melhor exemplo que a fatia social da humanidade (a maioria das pessoas – em torno de quatro bilhões de pessoas) – sem nenhum vínculo com igrejas cristãs ou sem confissão religiosa alguma, tem afirmado “em alto e bom som” que existe outros deuses ou não há deus algum, somos frutos do acaso (evolução do macaco).

Mesmo entre os cristãs (em teoria), afirma-se crer em DEUS, vivendo como se ELE não existisse.

Outros vivem repetindo:

“Se eu merecer, DEUS atenderá meus pedidos”...

Como se houvesse algum texto na Bíblia que endossasse a teologia do “é dando que se recebe”.

Está escrito:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de DEUS;

Não (vem) de obras, para que ninguém se glorie (se engrandeça).

Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:8–10).

Concluindo, sobre ÁGUA DOCE OU AMARGA, na Epístola, deixamos para você refletir, Tiago afirma:

“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade;

A língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;

A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar;

É mal incontido, carregado de veneno mortífero.

Com ela bendizemos ao SENHOR e PAI;

Também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de DEUS.

De uma só boca procede bênção e maldição.

Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.

Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?

Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos?

Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”.

(Tiago 3:6–12).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/10/2008
Reeditado em 26/11/2008
Código do texto: T1247486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.