Calma, Obama não é um novo messias

Os americanos estão fazendo o dever de casa! Um negro irá comandar o país mais poderoso do mundo! O sonho premonitório de Mater Luther King se realiza: “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”! O mundo vai mudar com Obama! Ops! Diferente das três primeiras assertivas creio que a última merece um pouco menos de emotividade. O mundo parece eufórico com a vitória de Obama. Verdade que ver alguém vindo das minorias assumindo o maior posto político do planeta gera boas expectativas. No mesmo momento histórico em que um operário assume o comando de um pais que promete ficar no patamar dos mais prósperos, como é o caso do Brasil, bem como é animador ver a China abrindo suas pesadas portas para receber atletas do mundo inteiro. Mulheres assumindo postos cada vez mais de comandos importantes e estratégicos. Cuba alinhando-se entre o comunismo e o capitalismo, querendo pegar a reta do socialismo. Este ano, até na Fórmula Um tivemos um negro consagrando-se campeão mundial. Será isso tudo o prenúncio de grandes mudanças e transformações dentro do processo natural da evolução humana? Serão os primeiros sinais de que estamos de fato entrando na chamada Nova Era? Tomara que sim.

Mas voltando a Barack Obama (quase Osama) Houssein (que lembra o outro. Que ironia), este governará para os americanos, não tenhamos dúvidas. A linha que separa os democratas dos republicanos é muito tênue. Obama, do ponto de vista ideológico, é um capitalista, e que, portanto não romperá com essa estrutura. Além do mais pegará seu país sob uma forte crise financeira, nunca vista desde a Grande Depressão dos anos 1930. O processo de reorganização interna será lento e até doloroso, não apenas para os americanos.

O “Efeito Obama” causará sim, novas reflexões, mudanças de paradigmas e por aí vai. Quem sabe até uma melhor relação com os países latinos, o fim do bloqueio a Cuba e a volta pra casa dos soldados americanos que estão no Iraque, o que já representa avanços muito significativos. Todavia vamos com calma, temos a mania de criar mitos e super heróis rapidamente, deixando falar alto nossas carências coletivas, oriundas de frustrações e de sonhos desfeitos. Certos sonhos, só o tempo dará, pois ele é fundamental no processo de maturidade, quando tudo e todos estão aptos e dignos de recebê-los.

Assim como Luiz Inácio Lula da Silva, Obama precisa e certamente irá se ajustar as pressões e regras inquebrantáveis de um sistema insensível para garantir sua governabilidade, obviamente que ele será bem diferente de Bush, mas também não será assim tão diferente na maneira de conduzir os rumos de um país que é e quer continuar sendo mandatário dos demais. Vamos acompanhar com os pés no chão, mas torcendo para que o mundo comece a mudar a partir de Obama, Lula, Raúl Castro e de muitas mulheres mundo afora.

Jairo Lima

Jairo Lima
Enviado por Jairo Lima em 06/11/2008
Código do texto: T1269667
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.