FORMATURA

DISCURSO

Senhor Diretor formandos Demais Autoridades e Professores aqui presentes; Senhores Pais e Convidados; Caros colegas: Hoje é um dia muito especial para todos nós, é, sem dúvida alguma, um dos principais momentos de transição que ocorrerá em nossas vidas; após muitos anos de luta, estamos chegando ao fim de mais uma jornada. Claro que o caminho nem sempre foi fácil, mas as lembranças são muitas e irão ficar guardadas para sempre. Dificilmente alguém irá se esquecer dos momentos alegres: Como o do dia em que entramos no tão desejado ensino médio ; Do primeiro dia de aula e da dificuldade para achar a sala nos confusos corredores , encontros com antigos e novos amigos; Dos aniversários em sala, com direito a bexiga, salgadinho e, até mesmo, brigadeiro; Das diversas festas, churrascos, amigos secretos, homenagens e, ainda, de muitos outros momentos festivos; Além das alegrias, com certeza, ninguém irá se esquecer, também, dos desafios e das lutas travadas durante esses longos anos letivos: Como da dificuldade para conciliar o trabalho e estudo; Das provas e trabalhos citados pelos professores, alguns que chegaram a tirar o nosso sono; Do grande dia de apresentação da do mesmo, com o desespero inicial e o alívio posterior; Dos desentendimentos com alguns professores e, às vezes, com a Administração do colégio ou, até mesmo, com os próprios colegas; Das reuniões da Comissão de Formatura,com a administração da escola nem sempre pacíficas, mas que permitiram a realização deste grande evento; Ainda, é importante dizer que a maior das lembranças será a das amizades formadas, sendo que esta jamais será vencida pelo tempo; E, quem sabe, entre as nossas lembranças haja, até mesmo, uma ou outra coisa que tenhamos aprendido sobre como deixar a nossa vida mais fácil . É verdade, são muitas as lembranças do caminho que foi traçado e seria impossível citar todas elas; mas agora estamos iniciando uma nova jornada, com outros desafios e metas a serem atingidas; talvez o início, recheado de dúvidas e novas escolhas, nos deixem um pouco assustados, mas, com o tempo, encontraremos um rumo a seguir. Um dos sentimentos que pode assustar alguns de nós é o de vazio intelectual, ou seja, aquele sentimento de que: passaram-se 3 longos anos e nós descobrimos apenas que a máxima segundo Socrates “tudo que sei é que nada sei” é verdadeira. É difícil de assimilar, e tal sensação gera insegurança quanto ao futuro e medo de insucesso, tudo o que não precisamos é empenhar-mos mais . Assim, ou nos acomodamos e aceitamos tudo o que nos é imposto, prejudicando a nós mesmos e às gerações futuras, ou agimos de acordo com o que acreditamos ser certo, sem jamais sermos corrompidos. Talvez a jornada, que está por se iniciar, seja dura, mas temos que sempre manter a esperança, sem perder a dignidade e o bom humor e, ainda, no nosso caminho, temos que pedir que DEUS nos abençoe! Assim encerro, sem dizer adeus, preferindo dizer apenas: até breve!

Muito Obrigado! (a)

ZANESCO
Enviado por ZANESCO em 18/11/2008
Código do texto: T1290845