Discurso não proferido

Senhoras e senhores, corpo docente, funcionários, diretores, alunos e convidados, Boa noite.Hoje estamos felizes por alguns motivos que não sabemos quais são na verdade, mas estamos felizes e o que me cabe é conjecturar suas origens, quiçá deixá-las morrer entre as minhas palavras arriscadas e ao mesmo tempo sábias.

Estamos felizes pois estamos conseguindo sair vivos de dentro dessa escola.Passamos mais de dez anos da nossa vida sendo massacrados pelo sistema de educação que rege esse país e eu sinceramente, não consigo me acostumar com essa visão burra que nos esconde do conhecimento e o esconde de nós.Qual é a culpa que nós temos por não ter interesse na matéria, se os nossos professores rejeitam qualquer rasa e escassa possibilidade de crescimento, tanto deles como nosso?

Formaram-nos de forma deficiente em todos esses anos e agora ainda querem que saiamos pronto pra o mercado de trabalho e sejamos profissionais de sucesso só pra expor nossos nomes em suas placas de vitórias parasitárias sobre nós.Fala Sério!

Eu mal conhecia o diretor dessa escola, não pude participar da formatura porque não pude pagar, afinal de contas, estou me formando em outro curso porque esse daqui certamente não me daria futuro, e o ensino médio todo mundo tem, um ponto do qual eu dou razão ao meu professor que afirmou em sala de aula.Talvez ele nos quisesse ignorar, amedrontar, quebrantar, modificar....tic TAC...já sei! Ele quer nos desesperançar pra não ter concorrência lá no mercado de trabalho, porque nós somos capazes e sabendo disso ele nos tenta enterrar o último resquício de luta, o que em mim Graças a Deus não conseguiu fazer.Estou escrevendo esse discurso desbocado que jamais seria lido na formatura mesmo que fosse aprovado em todos os termos gramaticais, de sabedoria e razão humana.

Vamos confessar que tudo o que passamos durante tantos anos, sobretudo durante esse, contribuiu em muito para o nosso emburramento, o que na verdade é um processo nacional e quem sabe podemos até chamar de “Programa de Exclusão Intelectual do Governo”.

Sim, eles certamente escolheriam outros discursos, uns discursos menos reveladores e desabafados do que esse, enfim, quaisquer outros que lhes convenha proferir, exceto esse.Eles escolheriam um que tem mais ou menos uns três parágrafos de demagogia e outras duas linhas de hipocrisia e o resto de falsidade.Fala Sério ao quadrado!

Tínhamos um belo discurso de agradecimento aos professores, citações de poetas patrícios (?), acho que não o escolheram porque além de muito sábio e inteligente, fugia de seu vocabulário limitado a poucas e rasas palavras, não estão dispostos a entender o que dizia naquelas duas páginas praticamente artísticas de um discurso profundo.”Minha sagrada ignorância”, a trindade da sabedoria são essas três palavras que foram inspiradas pela exclusão de seu discurso.Fala Sério ao cubo!

Agora nós concluintes da formação básica do ensino público desse país, procuremos novos horizontes e não nos conformemos com as poucas formações que nos deram no âmbito escolar.Que o nosso papel seja fazer a diferença, e lá fora vestir a nossa própria camisa, ao menos enquanto o uniforme da nossa escola for manchado e rejeitado pela falsidade que existe lá.

Aprendamos a fazer a diferença com a qual não convivemos e nos esforçarmos para escolher nossos próprios caminhos e fugir dessa manipulação escrota!

Valorizemos as raras exceções e as tenhamos como amigas, e às outras...às outras inimigas talvez, mas é melhor que sejam neutras pra nós, pra não cairmos nas mesmas ignorâncias e mesmices de sempre.

Enfim, nobres colegas formandos do ensino médio, sejamos a diferença que queremos ver no mundo!

Ítalo Chesley
Enviado por Ítalo Chesley em 14/12/2008
Código do texto: T1335201
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.