Retrospectiva 2008 - "É pra Já" de Gurupi

Muitas vezes a correria diária não nos deixa ter tempo para parar e pensarmos na nossa vida. Nós passamos o ano todo correndo do trabalho para casa, pensando nas nossas obrigações diárias e nas contas que temos que pagar no final do mês, que poucas vezes dedicamos um espaço para lembrarmos das boas coisas e das conquistas alcançadas.

Foi pensando nisso que agendamos esse momento para relembrarmos um pouco da história de um ano da equipe do “É pra Já” de Gurupi.

Assim, queremos que você esqueça o barulho à sua volta e preste atenção nessa retrospectiva, que é uma celebração dos principais eventos ocorridos, desde o treinamento que tivemos em dezembro de 2007 na sede da SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda), passando pela inauguração da Unidade do “É pra Já” em março de 2008, até os dias de hoje, nesse momento tão especial em que nos encontramos aqui para comemorar e festejar.

Todo mundo sabe que foram muitos anos de planejamento e preparativos para que o “É pra Já” se tornasse uma realidade. Desde o início do ano de 2006 se falava na criação desse “Serviço de Atendimento Rápido ao Cidadão”, o que sempre gerou comentários e especulações entre os servidores que iriam vir trabalhar aqui. Desde essa época em muitos órgãos foram selecionadas diferentes pessoas. Da mesma forma, vários outros profissionais passaram por intenso processo seletivo para as novas vagas que seriam abertas.

Havia muita dúvida e expectativa para o nascimento desse “novo órgão”, e a demora fez surgir uma imagem de que o “É pra Já” era um “É pra Nunca”, devido aos atrasos na sua efetivação. Mas, finalmente, em dezembro de 2007, foi realizado o treinamento de todos os servidores selecionados. Esse treinamento durou três semanas e contou com a presença ilustre do psicólogo Ronan Almeida Souza e do Administrador Leonardo Câmara. Nas três semanas de treinamento os servidores puderam se conhecer um pouco melhor e todos saíram cheios de sonhos e planos, especialmente com relação a gratificação.

Por fim, em março de 2008, houve a inauguração das duas Unidades do “É pra Já”. A Unidade de Araguaína foi inaugurada no dia 14 e a de Gurupi uma semana depois, no dia 24, ambas com a presença da Secretaria Estadual da Administração, Sandra Gondim, e do Governador Marcelo Miranda, além é claro de inúmeras outras autoridades de relevância estadual e local.

Essa inauguração do “É pra Já” teve enorme comemoração, pois parecia até um grande milagre, daquele tipo que só ocorre após muita oração, regada à lágrimas e jejum. Mas, ninguém poderia imaginar que a história do “É pra Já” estava só começando, pois de lá para cá muitas coisas boas, inusitadas e controversas aconteceram !!!

Nos primeiros meses as pessoas não se conheciam muito bem, mas isso não era impedimento para que as festas e comemorações acontecessem, pois o “grupo dos festeiros” organizou um monte de festas. Uma dessas festas especiais ocorreu em comemoração ao dia das mães, com um almoço no Clube da CELTINS (Companhia Elétrica do Tocantins). Lá aconteceu uma bela homenagem às mães presentes.

Um pouco depois, numa daquelas reuniões acaloradas ficou decidido que teríamos no dia de segunda-feira um momento de oração, que seria um espaço como esse que temos agora, dedicado exclusivamente para refletirmos sobre nossas vidas e sobre o nosso trabalho.

Mais adiante, no mês de junho, a Unidade do “É pra Já” entrou em clima de Festa Junina, com direito a decoração de bandeirinhas, pipoca e todos os funcionários vestidos e pintados a caráter. Além da decoração da Unidade realizamos também um bonita Festa de São João no Uniclube.

Aqui no “É pra Já” há um monte de pessoas de coração grande, daquele tipo que se preocupa com seu próximo, que quer ajudar aos outros que precisam. Por isso, no mês de setembro realizamos também o “Projeto Faça uma Criança Feliz”, com o objetivo de doar brinquedos para crianças carentes de nossa cidade. Assim, no dia 12 de outubro, numa manhã de domingo, alguns integrantes do "É pra Já' fizeram a doação de quase 200 brinquedos na Creche da Irmã Divina.

No mês de novembro recebemos outra inovação – a ginástica laboral. Enquanto o momento de oração da segunda-feira alimenta nossa alma, a ginástica laboral veio para despertar nossa atenção para cuidarmos melhor da saúde física. As sessões de ginástica laboral estão ocorrendo nas terças, quartas e quintas, trazendo muita alegria e descontração para o nosso dia-a-dia.

Em dezembro o "É pra Já" entrou no clima do Natal. Dessa forma, cada servidor recebeu um gorro vermelho e branco de Papai Noel para tornar o ambiente da instituição mais receptivo e descontraído. Além disso, com o sucesso da campanha realizada em prol do dia da criança, no mês de dezembro as duas Unidades do "É pra Já" estão realizando uma competição para ver quem arrecada mais brinquedos, agasalhos e alimentos que serão doados no Natal para entidades beneficentes. Esse é mais um trabalho social da equipe do "É pra Já".

Agora, nesse momento tão importante de reflexão, não poderíamos esquecer que muitas pessoas marcaram esse ano que está perto de encerrar. E, queremos aproveitar essa hora para lembrar daqueles que partiram e de todos aqueles que foram para outros lugares. A cada um destes dedicamos nossos votos de estima e nossas considerações através de um minuto de silêncio.

Acredito que cada um de nós deve deixar os “pequenos problemas da vida” de lado, pois se nós olharmos para Deus veremos que os nossos problemas são realmente pequeninos e insignificantes, e devemos nos concentrar nas coisas belas e maravilhosas que temos, como por exemplo: a amizade sincera, o amor verdadeiro, a paixão pela vida, a saúde que temos, e em tantas outras coisas boas que a vida nos proporciona. Portanto, dedico a cada um de nós aqui presente um final de ano repleto de bençãos e um próximo ano cheio de conquistas e realizações !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gurupi – TO, Dezembro de 2008.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/12/2008
Reeditado em 11/05/2016
Código do texto: T1338476
Classificação de conteúdo: seguro