"Competências são habilidades aprendidas.
                                  Nada melhor do que ter um coach para nos
                                                                    ajudar a desenvolvê-las”
                                                      (Osvaldo Aragol)


    
“Coach”, não é mais sinônimo apenas de técnico de esportes. As áreas de Recursos Humanos estão descobrindo a importância do profissional que ajuda a desenvolver o potencial de executivos. Um "coach" é um personal-training mental/emocional que auxilia as pessoas a atingir metas profissionais e pessoais. Funciona como um consultor diferenciado porque atua na área humana, no desenvolvimento dos executivos, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho.
 
     O coaching, desenvolve competências de liderança, auto-confiança, iniciativa e comunicação, além da capacidade de lidar com adversidades em executivos que sentem necessidade de se adaptar a realidade em que o mundo vive... Muitas vezes, grandes executivos estão tão centrados em um único objetivo que não consegue ampliar a visão para o todo em uma organização.
 
     Osvaldo Aragol, doutor em Filosofia das Ciências e em Educação Científica um dos coaching pioneiro no Brasil, diz que cada pessoa lida com, no mínimo, 23 adversidades, todos os dias, que influenciam na habilidade em ter sucesso. O "coach" ensina a trabalhar com as exigências e pressões do ambiente e tirar proveito delas. Ele trabalha com o "parto de idéias". Ou seja, ele força o executivo a aprender a gerir e dar à luz nossas descobertas. O "coach" não dá conselhos, mas ajuda a pessoa a modificar conceitos e atitudes", explica Oswaldo Aragol.
 
     O método é tão difundido que muitas empresas oferecem o serviço de um “coach” como benefício do cargo.
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 10/01/2009
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T1376814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.