PELA VONTADE DE DEUS

No meio cristão é conhecida a história do irmão que procura o pastor da igreja onde congrega, sendo informado que está recolhido em oração. Após algum tempo de espera, o pastor vem atendê-lo e aquele irmão o convida:

“Já que o SENHOR não está fazendo nada, poderia me acompanhar numa visita?”

Por um lado essa história parece engraçada, quando deveria nos fazer “corar de vergonha” e chorar de tristeza. Por outro lado, esclarece sobre o valor da oração nessa geração pós-superficial.

Porque orarmos por alguma coisa quando é possível conseguir através de outros meios???

Por exemplo: em casos de doenças e enfermidades, em primeiro lugar, esgotam-se as opções humanas (médicos, exames, remédios; simpatias, despachos, remédios caseiros, etc).

Em segundo lugar, entre desespero, dúvidas e anseios, uma última tentativa: Jejuns, orações, votos, etc. quem sabe encontremos algum favor diante de DEUS...

Está escrito:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de DEUS e a SUA justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

DEUS é onipotente, onisciente e onipresente e, atende cada pedido de oração que estiver de acordo com SUA vontade; Contudo, ELE não deverá ser confundido com um mero mordomo que anota pedidos ou despachante de encomendas, ao perseverante que implorou SEU favor. É compreensível que, muito melhor que pedir e receber respostas às orações por status, benefícios pessoais ou acúmulo de bens materiais; é conhecer o DEUS a quem dirigimos nossas petições. Em outras palavras, cultivar o hábito de orar porque se tem fome e sede da presença de DEUS.

Está escrito:

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por TI, ó DEUS, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de DEUS, do DEUS vivo; Quando irei e me verei perante a face de DEUS?” (Salmos 42:1–2).

Certamente a geração pós–superficial está carecida de se deixar mover pelo Espírito Santo de DEUS; carecida de apropriar-se da verdade, conforme o apóstolo Paulo ensinou aos Romanos (8:26–27).

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de DEUS é que ele intercede pelos santos”.

Seria impossível formular qualquer pedido de oração sem o mover do Espírito Santo de DEUS. A primeira carta do apóstolo João 5:13-15:

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de DEUS.

E esta é a confiança que temos para com ELE: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ELE nos ouve.

E, se sabemos que ELE nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/01/2009
Código do texto: T1383415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.