As conhecidas libélulas, ou lavadeiras, são inseto pertencentes a ordem Odonata. No Brasil há apenas duas subordens com várias famílias ocorrentes. O corpo destes insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. A maior parte da cabeça é ocupada pelos grandes olhos compostos. O tórax é relativamente pequeno e compacto. O abdome é fino e longo. São predadores e alimentam-se de outros insetos e por isso seu aparelho bucal é do tipo mastigador. Possuem um par de antenas minúsculas, filiformes e setáceas junto à cabeça.
 
Apresentam dois pares de asas membranosas e rígidas (devido a rica nervação que apresentam) ligadas ao tórax. As patas estão ligadas ao tórax em número de seis (três pares); são curtas e fortes. Chegam a medir de 2 cm a 16 cm de comprimento e envergadura. 
 
Sua metamorfose é do tipo gradual ou incompleto (hemimetábolos). Estes insetos são facilmente reconhecíveis devido à característica peculiar da posição das asas, da grande cabeça móvel, e dos padrões de coloração bem diferentes. São muito velozes devido à forma que batem as asas o que também lhes permite voar para trás ou permanecer parados em pleno vôo. Podem ser encontrados nas proximidades de lagoas, riachos ou fontes d’água. Alimentam-se de moscas, besouros, abelhas, vespas e outros insetos que capturam com bastante habilidade e devoram com notável rapidez. Podendo comer a presa enquanto voam ou podem pousar para saboreá-las com tranqüilidade.
                                        
Normalmente, só aceitam presas que se movem mas, são predadores por excelência, pois desde a fase larval estas se alimentam de presas capturadas. Em algumas espécies, no momento da postura dos ovos pela fêmea, o macho permanece por perto e repele outros machos que se aproximam. Uma fêmea não protegida pode ser, enquanto põe os ovos, interrompida por outro macho, que a agarra e sai voando com ela tentando copular. As larvas são aquáticas e alimentam-se de diversos tipos de pequenos organismos aquáticos, incluindo larvas de outros insetos, besouros, e até girinos e pequenos peixes. Em geral, ficam quietas esperando pela presa sobre uma planta ou mais ou menos enterradas no lodo. Algumas ninfas como também são chamadas utilizam brânquias para nadar, através de ondulações do corpo, analogamente a cauda de um peixe. Quando a ninfa para de crescer, esta se arrasta para fora da água, geralmente nas primeiras horas da manhã, fixa-se a um substrato (o caule de uma planta ou a superfície de uma pedra) e sofre a muda final. Saindo desta última pele de ninfa, o inseto estende suas asas e já pode voar assim que estas ficam totalmente distendidas. No entanto, este vôo é muito fraco e o animal pode ser facilmente capturado.
                                  
A fase adulta de algumas espécies dura poucas semanas por ano, enquanto que outras podem ser vistas ao longo de todo o ano. Nas regiões temperadas, a maioria das espécies apresenta apenas uma geração por ano, passando o inverno na forma de ninfas, podendo passar até dois ou três anos na forma de ninfa. 
                           
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 23/01/2009
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T1400760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.