QUALIDADE DE VIDA

Acreditamos que a maior dificuldade para o estímulo à vida saudável continue sendo a escassez exemplos; de pessoas dispostas a pagar o preço em favor de uma sociedade mais comprometida com o bem comum.

Inicialmente podemos relacionar algumas coisas que não devem ser confundidas com qualidade de vida:

Ser “livre para fazer o que quiser”. Existe muita gente por aí,com esse tipo de liberdade sem “sentir-se” realizado (a);

Ter autonomia financeira – existem pessoas desconhecendo o que seja falta de dinheiro, sem conseguir alcançar a verdadeira felicidade e harmonia interior;

Alcançar status social, através de conquistas nas áreas intelectual, artística ou profissional; sem desfrutar de paz interior.

Conforme o Aurélio, qualidade é uma “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”. Alguém já falou que, para uma vida melhor é necessário, “sentir-se realizado (a) apesar de sonhos não realizados”.

Disse JESUS:

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

Certamente, as orientações do SENHOR JESUS, assim como todas as orientações encontradas nas Sagradas Escrituras, são essenciais para a “vida e vida em abundância”. Ao mesmo tempo em que, darão as condições necessárias para o “sentir-se realizado apesar de sonhos não realizados”.

Algum internauta poderia perguntar:

“Sendo assim, porque não é tão simples encontrar pessoas desfrutando esse tipo de existência???”

Colocar um freio nos sentimentos de orgulho, vaidade, preconceito, etc. responsáveis pela maior parte dos desajustes, desigualdades e outros males de cunho social é como “tirar o doce da boca de uma criança”.

Simplesmente, porque, as pessoas querem:

“Ser livres para pintar e bordar”;

Ter autonomia financeira;

Ter status social.

Independente de como esteja o resto da humanidade; porque a sociedade pós-moderna (a qual costumamos designar de pós-superficial) vive numa estrada de mão-dupla:

Por um lado é adepta do hedonismo, ao mesmo tempo em que, é influenciada (também) pelo epicurismo.

No primeiro caso, significa uma “tendência a considerar que o prazer individual e imediato é a finalidade da vida”; No segundo caso, o prazer “estaria no intelecto e na vida politicamente correta”.

Em ambos os casos não será possível desfrutar de qualidade de vida.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/01/2009
Código do texto: T1404444
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.