GERAÇÃO RECICLÁVEL

Conforme o Aurélio, um dos significados da palavra reciclar é “reaproveitar (material) já utilizado, como papel, vidro, metal, lixo na obtenção ou fabricação de novos produtos”.

Lembro que na década de oitenta, Joãozinho Trinta transformou lixo em luxo, vencendo o carnaval carioca, causando um forte impacto na sociedade que considerava quase tudo como descartável, após a vida útil.

Certamente, reciclagem não é coisa das últimas décadas; contudo, passou a fazer parte da vida nacional, quando ficou visível a todos que não fomos ensinados a lidar com o lixo que produzimos diariamente.

Há alguns anos, uma revista produzida pelo CREA-RJ, trazia um artigo observando que seria interessante a embalagem de produtos como os eletrodomésticos conter a advertência que, juntamente com o artigo existia a embalagem que serIa “descartada”.

Atualmente, o debate sobre a questão ecológica suscitou medidas de combate ao desperdício, equilíbrio ecológico, tratamento de resíduos, etc.

Cada ser humano deve se envolver cada vez mais nessas questões; afinal, dizem respeito a qualidade de vida comum.

As gerações do futuro, irão “tirar o chapéu” para nós da presente geração.

Contudo, essa existência não se resume ao lado concreto da vida – o palpável, visível aos olhos...

O maior dilema da humanidade em todas as épocas, e que continuará, tem a ver com a face abstrata da existência.

Se, no auge do desenvolvimento científico e tecnológico, estamos em busca de soluções pra o lixo produzido em conseqüência do desperdício;

o que pensar sobre a falta de trato que temos para com as questões da alma, das relações humanas, etc.???

Vale salientar que o estresse, depressão e dores da alma, geralmente causam menor barulho, enquanto trazem um estrago muito maior em nosso meio.

Em nossos textos já falamos sobre engenharia de relações humanas, entrelinhas, geração ou sociedade pós-superficial, etc.

No presente discurso, talvez pareça novidade um alertar sobre a importância da reciclagem mental, na maneira de pensar, nos princípios, conceitos e valores, etc.

Ainda é tempo de pensar que as pessoas, em certo sentido, devem ser tratadas de forma semelhante às flores do jardim:

com muito cuidado para não machucá-las de forma irrecuperável...

Certamente, no futuro, não mais estaremos aqui pra assistir das arquibancadas;

mas, as gerações vindouras irão “tirar o chapéu” ao perceber que o avanço na área de relações humanas teve por alicerce a presente geração...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 31/01/2009
Reeditado em 31/01/2009
Código do texto: T1414643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.