Pior que os inimigos são os amigos no poder

“Não esqueçais que, para tornar-se fariseu, nada lhes falta – senão o poder”. Esta frase do escritor alemão Frederich Nietzche, em Assim falou Zaratrustra, livro denso, poético e profético, será sempre atual.

Quem tem sensibilidade dificilmente passa por este livro impunemente.

A presente frase tem tudo a ver com o poder no Brasil: nas mãos de fariseus, há tempo.

Segundo o dicionário, fariseu é aquele que tem manifestações de fingidas virtudes, ou seja, age com fingimento, falsidade, enfim, torna-se um hipócrita.

Mas, como o próprio filósofo diz, paradoxalmente, “desaprende-se a conhecer os homens, quando se vive entre os homens”, principalmente os que adquirem algum poder e revelam-se néscios – nas mãos destes a vida alheia torna-se um joguete.

Isto é poder: ter os outros nas mãos.

Isto é ser imbecil: cometer injustiças com o poder nas mãos.

Imbecis chegam o poder, sim, e isto é cruel, visto que já tivemos Hitler, Bush, e tantos outros quetais no mundo e por aqui. O compositor e poeta Cazuza lamentava, pouco antes de morrer: - “Meus inimigos estão no poder/ meus amigos morreram de overdose”. Isto porque ele não conheceu os seus amigos no poder.

É revelador constatar quanhdo se tem amigos beócios – e você só descobre isso, quase sempre, muito tarde, e o pior, quando estão no poder, mesmo que sejam síndicos de prédios, chefetes de departamento e, pior ainda, quando algum se torna político de fato.

Por isso a política atraia tanta gente assim. E é o que é. Pior no Brasil. Pior pra nós.