MULHER PASTORA: UMA POLÊMICA SEM FIM

Nas páginas do Antigo Testamento, especialmente o Pentateuco, não fala sobre nenhum caso de nomeação feminina ao exercício sacerdotal em Israel. Contudo, no livro que narra a história dos juízes em Israel, após a Conquista de Canaã, encontramos o relato sobre DÉBORA – profetisa e juíza em Israel.

Por outro lado, dois dos livros que compõem o Antigo Testamento receberam o nome de mulher e, em Provérbios 31:10–31, encontra-se um dos maiores elogios à mulher, inclusive destacando a importância do seu trabalho em atividades fora do lar, numa época que (do ponto de vista social) a mulher ocupava a posição de “inferioridade” perante a comunidade onde vivia.

Nos tempos do Novo Testamento, encontramos em momentos variados, mulheres acompanhando o SENHOR JESUS e, colaborando (inclusive) com seu sustento (Mateus 27:55; Lucas 10:38–42).

EM NENHUM MOMENTO O SENHOR JESUS DISSE QUE, SOMENTE HOMENS PODERIAM ACOMPANHÁ-LO E AJUDÁ-LO...

Na Carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo, considerado por muitos como sendo o mais machista dos autores inspirados por DEUS, por haver dito que “A Mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” (1 Timóteo 2:11–12 ); afirma o seguinte:

“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em CRISTO JESUS” (Gálatas 3:28).

A questão da interpretação da Bíblia é algo tão sério que, nem os adeptos da ordenação da mulher ao ministério pastoral devem fazer uso de textos assim, com o objetivo de convencer os contrários; muito menos os contrários à ordenação feminina devem basear seus argumentos no Pentateuco.

Entendemos claramente que, não estamos em Israel nos tempos do Pentateuco, muito menos somos secretários da Santíssima Trindade; porque o mesmo homem que se posiciona contrário à ordenação feminina ao ministério pastoral, não está tendo o devido cuidado de zelar pelo cumprimento da santidade no rebanho.

ESTAREMOS EXAGERANDO???

A polêmica em relação à mulher, como pastora, vai longe. Entretanto, o mais importante é ser consciente que, assumindo posição a favor ou contra; se faz essencial ser submisso ao SENHOR.

Quem tanto polemiza mais se parece com fariseus que colocavam o SENHOR JESUS contra a parede, a exemplo do que fizeram no episódio da mulher apanhada em fragrante adultério (João 8:1–11).

Observações:

Em 10/04/2010, o texto foi relido e atualizado com a observação abaixo:

O próprio título do texto MULHER PASTORA: UMA POLÊMICA SEM FIM demonstra que estávamos conscientes que o assunto não deságua num ponto pacífico... Após cento e oitenta leituras, sabemos que alguns que são contrários tiveram medo de se expor, mesmo se identificando com pseudônimos... E, quem sabe outros nem chegaram a ler pensando se tratar apenas de abobrinhas ou de uma defesa da ordenação feminina...

Contudo, ratificamos o texto e acrescentamos o seguinte:

Entendemos que:

1. A palavra pastor tem recebido por parte das pessoas uma conotação diferente daquela que a Bíblia lhe dá, visto que antes de demonstrar temor a DEUS, se olha o sexo da pessoa postulante ao ofício.

Certamente até a própria mulher não tem demonstrado interesse pelo ofício. Mas, a forma como alguns homens se posicionam contrários à ordenação de mulheres, é bem parecida com quem anda ordenando pastoras de qualquer maneira...

Fui ordenado pastor em 2003 (através de uma denominação que não aceita a ordenação feminina); E desde então, percebo que existe muitos que são radicalmente contrários a isso, sem a devida fidelidade que a Bíblia orienta em relação a outras coisas. Se faz questão de apresentar a Bíblia como justificativa – Sem considerar a mesma Bíblia como orientadora de que o esposo deve tratar sua esposa como CRISTO tratou a igreja (Efésios 5:22–33).

2. A mesma Bíblia, é contrária a politicagem eclesiástica muito em uso no nosso meio... O texto de Jeremias 3:15 nos orienta que devemos ser pastores conforme o coração de DEUS e não conforme a política eclesiástica (que nos faz pastores desobedientes ao SENHOR).

MUITO MENOS DEVEMOS CONSIDERAR O SEXO DA PESSOA ANTES DE CONSIDERAR SE TEME A DEUS OU NÃO...

3. O comentário da senhora FERNANDA nos leva a considerar algumas coisas:

É mais sábio e BÍBLICO evitar polêmicas sobre a questão evitando ser contra ou a favor da ordenação feminina (Tito 3:9). Considerando que o homem tem feito corpo mole, existe um espaço enorme vazio (quantas e quantas vezes, o homem tem deixado o rebanho ao deus dará e tem cuidado de outras coisas?).

A quantidade de mulheres sensíveis a voz do SENHOR supera (em muito) a quantidade de homens.

Quantas e quantas vezes o homem tem deixado a Bíblia de lado no momento de cuidar de levantar o caído. Dizem por aí que somos o único exército que abandona os feridos...

Em 05/07/2010, após 247 visitas, mantemos o texto original, acrescentando ao mesmo algumas considerações (que foram digitadas em letras maiísculas) acrescentamos o seguinte:

Obs: Desde o primeiro momento publicamos o texto com um complemento ao título: UMA POLÊMICA SEM FIM...

De vez em quando, aparece algum comentário se posicionando contra, de forma extremada... Achamos a questão delicada, tanto para quem é a favor, como para quem é contra...

Parodiando determinado pregador, eu diria: Se DEUS usou a jumenta de Balaão pra falar; Imagine um jumento como eu (?!)... Se DEUS usou a queixada de um jumento morto (com Sansão); Mantemos o ponto de vista sobre A MULHER PASTORA... E, sou pastor homem...

Com respeito aos homens que comentaram discordando, imagine a polêmica se (por exemplo) dissermos que a igreja não seria obediente ao SENHOR...

PORTANTO, acredito que seria da vontade de DEUS que cada homem ocupasse a função pastoral, de forma coerente com a palavra de DEUS... Infelizmente, sem exageros, metade dos homens ordenados (por outros homens) demonstra que a vocação divina passou longe e, por isso, DEUS está usando mulheres tementes a ELE, nesse ofício pastoral...

SE considerarmos alguns exemplos bíblicos diríamos que a mulher seria insignificante por haver sido através dela que o pecado entrou na terra???

Não teria interesse em polêmicas, mas pelos comentários, podemos dizer que alguns irmãos estariam certo por fazer politicagem e politicalha para acesso aos palácios de Brasília (ou estaduais)???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/03/2009
Reeditado em 05/07/2010
Código do texto: T1472970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.