DISCURSO DE UM SABIO DESESPERADO

DISCURSO DE UM SABIO DESESPERADO é trecho do livro "cartas do vento" de Ricardo Portero. Este texto na ficção é lido pelo vento para sua amada brisa, em alguns trechos ele faz observações para ela. Esta é a guerra do vento com o Ser humano

O tamanho do nosso sucesso terá a durabilidade de nossa humildade. Não temeremos os desafios dos ventos, porque ate os da morte alguém já os venceu por nos, (isso eu bem sei nobre filosofo). Nem as tragédias poderão deter o nosso poder de reação, pois se deixarmos que as perdas criem paredes de isolamentos a nossa volta o que será de nos? Não permitiremos que os nossos inimigos mesmo que sejam fenonimos da natureza contemplem o castelo que com luta construímos, sabemos que muitas são as causas das tristezas da vida, mas nosso poder de reação poderá nos levar para os braços da alegria. Sabemos que o segredo é a alma do negocio, mas digo lhes que a humildade e a bravura serão os corpos das nossas conquistas, e que os nossos conflitos jamais serão motivo de frustrações para os nossos sonhos, e se nos unirmos eternamente nossos pesadelos não farão sombras para nossos sonhos. Que passem como raios no cair da noite todas as tristezas e que nasça um amanhã de esperanças. Que toda luta possa fluir de nossos corações com a força das conquistas. Que o novo amanhã nos dê força para que nossos sonhos venham a cada noite se fortalecer. Que a cada tarde flua um novo jeito de seguirmos com força e que não seja apenas um sonho e os pesadelos passem como passam as paixões dos fracos. Não façamos de nossos medos a destruição das aldeias, pois somente a brisa em nossos dias será a flor do campo,( que audácia querida) com sua cor azul no sorriso, em cada folha de sua pele um perfume, em cada gota de orvalho que desce em seu corpo de mulher uma lagrima ao dar a luz ao amor pelos vales.( Estas palavras o cretino roubou –me querida).Que o senhor vento enxergue os seus defeitos com os olhos da humildade, para que não tateei a vida toda nas trevas da ignorância, e se queres obter de seu Deus alguma graça, pague por ela com a sua adoração, porque de graça nem benção. Não há graça sem preço, ate as dos Deuses são pagas com a moeda da adoração. ( Quem é ele para falar de graça)

Na natureza a primeira condição é respeitá-la e as demais serão conseqüências de nossos atos,--- ( ah ah aha esta é boa um humano falando no bem estar da natureza; diz o vento)

Se fizermos da injustiça nosso carro chefe para as conquistas, saberemos que nas descidas da vida eles não terão freio para nos socorrermos. Todo o enriquecer por meios ilícitos nos cobraram juros de miséria em nossas almas, mesmo para os gêmeos vento e vendaval. O suor derramado sobre o solo da honestidade florescerá uma descendência farta de vida, mas sobre o cascalho da desonestidade lares contenciosos e rostos de pranto. Aqueles que derramam sangue e fazem a destruição assolar um povo fazem correr fantasmas em suas veias e o seu travesseiro é repleto de agulhas. Por traz de uma montanha sempre haverá um paraíso a ser descoberto e aqueles quem impõe terror ao homem não saberão o que vem atrás dos mares, pois a existência de seu Deus sempre será uma incógnita para tais incontidos. Toda resposta ao ódio daremos uma afirmação do amor e no final de cada dia haveremos de colher o que plantamos, ao despertarmos com nossos sorrisos e afagos sem murmúrios de prantos. Aquele que quer ver seu Deus jamais vive atirando pedras. Ao acordar não contemos nossos pesadelos, mas colhamos todos os nossos sonhos.

Sabemos que a paixão é um ato momentâneo, mas que o amor pode durar uma vida e mas otimismo de quem ama será o pessimismo para quem odeia. Quem tem a certeza de ser amado não conhece as incertezas das paixões. No amor não há afirmações apenas exclamações.

O segredo de nossas vitoria estarão na companhia que escolhermos. Pouco dinheiro traz tristeza, muito cobiça.

A fortuna traz juros de sorrisos da cobiça um credito de confiança vale mais que um milhão de dinares.

Se dermos uma gota de credito naquilo em que confiamos formaremos cascatas de conquistas, pois se conhece o verdadeiro amigo é quando todos os outros nos desconhecem, mas ele a nos se reapresenta, saiba povo que o único amigo do seu segredo será o seu silencio.

x Hoje os elogios podem te adoçar o ego, mas amanhã os mesmos que te elogiaram podem amarga-lhes a vida."o limite da liberdade esta no oráculo dos preconceituosos

Nossas mulheres nos imploram para serem ouvidas, mas se esquecem que as vezes nosso machismo nos faz sermos mudos, porque o espancar se o amar é a solução e elas nos pedem um toque de carinho, mas alguns de nos confundem com sorrisos de quantas vezes pensamos que somos os únicos, mas meros enganos elas serão sempre a maioria.( Por você isso concordo com ele).

As flores florescem na sua devida estação, assim é o amor verdadeiro em seu devido tempo.

Ao seu ódio a resposta sempre será;" eu te amo" Toda pergunta sabia gerada tem uma resposta de vida concebida. “ E a minha será, me aguardem homens.”

Ate o sábio em seu desespero diz palavras desconexas.