PÁSCOA E PAIXÃO...

Em alguns anos temos o feriado da Semana Santa, no mês de março; em outros no mês de abril.

Muitos não sabem por que, outros poderiam saber – mas deixam pra lá.

Afinal, para quase todos, o importante é a folga proporcionada pelo feriado...

Páscoa, Semana Santa e Paixão de Cristo, significam a mesma coisa; contudo, o cidadão comum não está interessado em saber o motivo desse feriado, muito menos quais as implicações que têm sobre a vida de cada ser humano.

Conforme o Aurélio, a palavra PÁSCOA, significa:

Em primeiro lugar, “Festa anual dos hebreus, que comemora a sua saída do Egito”;

Em segundo lugar, “Festa anual dos cristãos, que comemora a ressurreição de CRISTO”.

Certamente, em nossa sociedade, as pessoas desconhecem que os hebreus estiveram no Egito; Assim como, o fato de sua saída (de lá), ser motivo de comemoração.

Com relação à ressurreição de CRISTO, muitos ouviram falar, contudo não conseguem encontrar algum vínculo entre esse fato e sua relação com a vida eterna.

A religião oficial ensinou durante sua existência que, não é necessário a pessoa pensar sobre tais questões;

Quando essa vida cessa, a igreja "resolve" a questão em relação a vida eterna...

Assim, muitos são poupados de refletir sobre o fato de viverem a beira do abismo...

Ao longo da vida (na sociedade ocidental), somos “ensinados” e, estimulados, a não valorizar o conhecimento das coisas...

Assim, por exemplo, tiveram origem comunidades que, falam mal do sistema político ou do governo, sem coragem ou sem disposição para dar bom exemplo.

Mesmo dentro da igreja, não é raro encontrar pessoas que, sabem como deve ser o procedimento correto do cristão; sem querer ser o exemplo a ser imitado...

Está escrito:

“Lançai fora o velho fermento,

Para que sejais nova massa, como sois de fato, sem fermento.

Pois também CRISTO, nosso CORDEIRO pascal, foi imolado.

Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento,

Nem com o fermento da maldade e da malícia,

E sim com os asmos da sinceridade e da verdade”.

(l Coríntios 5:7–8).

O texto acima apresenta o ensinamento do apóstolo Paulo a uma igreja de seu tempo (quase dois mil anos atrás); a respeito da Páscoa e Semana da Paixão...

Pessoas celebrando a Páscoa, sem conhecimento de sua origem, objetivo, etc.

Uma evidência que, em todas as épocas o ser humano não se preocupa com o essencial;

muito embora, seja bem claro o que é necessário conhecer – a respeito da Salvação em CRISTO JESUS, O SENHOR...

Sobretudo, fica evidenciado que, o maior problema do ser humano não é a falta de provisão alimentar, moradia, desemprego, doenças e enfermidades, etc. O maior problema é o “analfabetismo” intelectual que leva multidões ao abismo da ignorância por falta de conhecimento.

Está escrito:

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6);

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a SUA vinda é certa; e ELE descerá sobre nós como a chuva serôdia (fora de tempo) que rega a terra” (Oséias 6:3);

“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de DEUS, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 08/04/2009
Reeditado em 08/04/2009
Código do texto: T1529007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.