A BÍBLIA SEM RODEIOS...

O que se faz quando, sentados na varanda, percebemos uma criança atravessando a rua sem alguém por perto... Evidentemente (salvo exceções) o instinto humano, nos faz levantar com a intenção de protegê–la do perigo. Por isso, nos sentimos constrangidos a ser mais direto na exposição da Bíblia.

Inicialmente, é preciso ler, sabendo quem, quando e onde foi escrito o texto que temos diante de nós... A quem se destinava (quando escrito) e como aplicá-lo ao nosso contexto (sem tirar o sentido original)...

Essa regra vale para toda a interpretação da BIBLIA, independente da religiosidade de quem manuseia o texto... Existe um dito popular mentiroso em nosso meio, segundo o qual, cada um pode “interpretar” a BÍBLIA como lhe convier...

Acredito que não fazemos o mesmo com os escritos de ninguém... Porque, então fazer isso com as Escrituras Sagradas... A guarda do sábado (Saturday) e a doação de sangue – com a desculpa de obediência bíblica são os melhores exemplos do que afirmamos no parágrafo anterior...

Portanto, é nossa intenção “desmitificar” o texto bíblico como foi feito por JESUS CRISTO, Paulo (o apóstolo referido no livro de Atos), João Calvino e tantos outros que viveram pelo DEUS Altíssimo, Todo Poderoso, Onisciente, Onipresente e Onipotente...

Estaremos analisando (na prática), o primeiro capítulo do Evangelho de Marcos...

Versos 1– 6: Apresentação do Evangelho, incluindo a mensagem de João Batista;

Versos 7-8: João batizava com água para arrependimento, mas, depois JESUS viria batizando com o Espírito Santo e com fogo. Grande parte da polêmica: tradicionais X renovados se dá por causa de batismo. Pela Bíblia, ambos estão equivocados...

Versos 9–11: O batismo de JESUS. Significando SALVAÇÃO, ELE não precisaria; Não fosse importante, ELE não teria feito. É preciso refletir sobre o batismo (de JESUS) em outros Evangelhos. Especialmente o fato de João batista não querer fazê-lo e JESUS afirmar que devia ser feito.

Versos 12–13: A tentação de Jesus: Não é necessário “cair em tentação”; Mas, após ser tentado, o livramento atesta nossa capacidade de submeter-se a DEUS. Tiago falou que devemos resistir ao Diabo e ele fugirá de nós.

Versos 14–15: JESUS volta pra Galileia. É interessante que após o batismo ELE seguiu pra um lugar mais difícil. Atualmente, quando alguém passa nos estágios iniciais, procura livrar-se dos locais mais inóspitos... Após o seminário o pastor procura as melhores igrejas, as melhores cidades...

Versos 16–20: A vocação dos discípulos. Se faz necessário (não o querer ir), mas, a vocação e a convocação divinas.

Versos 21 – 28: A cura de um endemoniado. Não mais existem demônios ou falta poder (do alto) nos cristãos...

Versos 29 – 31: Uma cura simples (febre)... Versos 32– 34: Muitas curas (em público)... Versos 35-39: Se o poder emanasse da oração do cristão, ELE (JESUS) não teria pedido ao PAI. ELE não precisaria orar...Versos 40–45: Inclusão social.

REPETIMOS: É preciso ler, sabendo quem, quando e onde escreveu... A quem se destinava e, Como aplicá-lo aos nosso contexto... Essa regra vale para toda a BIBLIA...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/04/2009
Código do texto: T1548236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.