DIA DO TRABALHO...

Acreditamos que um dos dilemas humanos, em relação à comemoração dessa data tão significativa pra todos, seja em relação à compreensão do que seja o TRABALHO.

Conforme o Aurélio, a palavra TRABALHO, ENTRE OUTRAS COISAS, significa:

“Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim”;

“Atividade coordenada, de caráter físico e / ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento”;

“Trabalho remunerado ou assalariado; serviço, emprego”;

“Local onde se exerce essa atividade”;

“Qualquer obra realizada”.

Trabalhos: “Cuidados, aflições”.

O dilema em relação ao sentido do trabalho (significado); é que, dependendo dos interesses envolvidos na questão; considera-se trabalho apenas o que demanda desgaste físico ou remuneração...

Considere por exemplo que (em sua maioria) a mulher trabalha muito, especialmente (com atividades que do ponto de vista físico), causam desgaste – como seja a criação de filhos, a administração do lar, etc.

Para muitos, a mulher somente trabalha, se ocupar algum tipo de posto de trabalho na empresa (mesmo assim, quando percebe remuneração).

Por outro lado, apenas as atividades “braçais”, que demandam muito esforço físico (em nossa cultura) são consideradas trabalho.

Quando se trata de atividade intelectual, algumas vezes é acompanhada da expressão: “Boa vida”...

O Trabalho, com a “formatação” que temos hoje – com carteira assinada é coisa do período histórico moderno – após a revolução francesa.

O DIA DO TRABALHO SOMENTE TEM SIDO COMEMORADO POR QUEM É ASSALARIADO DE CARTEIRA ASSINADA... Especialmente funcionários de empresas que, NESSE dia, são obrigadas por força da lei a fecharem suas portas...

PAUSA PARA REFLEXÃO:

Porque não incluir (em nossa mente) a necessidade de estender o feriado a cada ser humano que, de alguma forma está contribuindo com o desenvolvimento da nação...

Com esse padrão ficariam de fora apenas os estafetas, quem apenas participa do “arremesso de copos” na mesa dos bares e botequins, ou quem esteja envolvido em atividades criminosas...

FELIZ DIA DO TRABALHO para quem não se encaixa em alguma das três atividades referida no parágrafo anterior...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 01/05/2009
Código do texto: T1569430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.