PRAGMATISMO FUNCIONAL

Um dilema pra o ser humano, em nossos dias, é a necessidade de saber fazer as coisas, independente de entender o que se faz; porque o faz e qual o objetivo do que se faz...

Simplesmente porque a sociedade contemporânea está alicerçada no pragmatismo funcional...

Certamente, àquele personagem (do jegue) no seriado O Bem amado diria: “Danou-se!!!”.

Outras pessoas poderão dizer:

- “Pragmatismo funcional... O que é isso???”.

Possivelmente o texto pareça prolixo, mas, não é possível “rotular” o estilo contemporâneo de PRAGMATISMO FUNCIONAL, caindo no mesmo erro de não saber o que estamos dizendo; porque estamos dizendo e, o objetivo porque estamos dizendo...

PRAGMATISMO:

“Doutrina (filosófica) segundo a qual, as idéias são instrumentos de ação que só valem de produzem efeitos práticos” (Aurélio).

FUNCIONAL:

“Diz-se daquilo que é capaz de cumprir com eficiência seus fins utilitários; prático” (Aurélio).

Em primeiro lugar, sendo necessário “produzir efeitos práticos”; Coisas como refletir, pensar duas vezes – sobre tudo, especialmente sobre a existência, etc... Não tendo uma utilidade visível ou palpável, deve ser descartado: é desperdício de tempo e, “tempo é dinheiro”.

Em segundo lugar, não é importante entender o que se faz; porque o faz e qual o objetivo do que se faz. O importante é saber fazer – muito embora, posteriormente se perceba que o que se fez trouxe conseqüências nefastas.

Em terceiro lugar, a vida não pode nem deve parar – assim, é preciso fazer alguma coisa; mesmo que não se entenda:

O que faz;

Porque se faz e,

Qual o objetivo do que se faz.

Afinal, é muito importante ocupar o tempo. Por essas e outras, o pós–modernismo produz tanto, muitas vezes desnecessariamente... “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Por outro lado, quem produz para outros, precisa do salário para sobreviver... ASSIM, PARA QUE PENSAR...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 05/05/2009
Código do texto: T1576433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.