ETICA DA MENTIRA: É VALIDA NO MUNDO DO DIREITO?

Algumas coisas nos deixam intrigados, quando se trata do mundo do Direito, entre elas está, a considerada um absurdo, mentir para defender um cliente, estou iniciando meu curso e este assunto, dominou a discusão de ontem na minha Turma.

não sei se vale tudo para fazer justiça e gostaria que os leitores do recanto possicionasem desse sua opinião sobre esse tema que para muitos é valido. por outro lado muitos acham que em nenhuma hipotese é válido mentir, ainde existe o grupo que acha que depende do momento uma mentira que é utilizada para contribuir para melhoria de vida do ser humano sem prejudicar pessoas ou o proprio estado vale apena, mas tambem não deve ser condiderada uma mentira para livrar alguem de crimes, burlar a lei para cobrir atos ilicitos.

na discusão que fizemos não houve concenso, muitos acham que não é justo cumprir uma lei injusta, fazer que uma pessoa pague por uma interpretação de lei de forma a prejudicar outra um ser humano.

O Exemplo citado foi a interpretação dada pelo INSS ao considerar a mulher trabalhadora rural a algum tempo atras, a lei 8.213/91, determina como trabalhador rural o que junto com sua familia trabalha na economia de subsistencia, não podendo em nenhuma hipotese contratar uma maquina ou trabalhadores para auxilia-lo, nas colheitas.

No meio Rural, é preciso em epocas de colheita, mesmo o trabalhador em regime de economia familiar contratar por alguns dias trabalhadores para auxilia-lo, pois é necessario fazer a colheita de forma rápida para não correr riscos de contratempo e o trabalhador perder a colheita.

Nesse caso se ele falar a verdade, de acorde com a lei previdenciaria, não conseguirá o beneficio, nesse caso a mentira não é valida? penso que sim, por enquanto? ou deve deixar com que esse trabalhador fique sem a aposentadoria e começar uma briga para que deputados que gostem de trabalhar consiga uma mudança na lei virgente? é preciso que advogado, esperem que a nova lei passa a vigorar ou orienta seu cliente a falar que não contrata trabalhadores para ajuda-lo.

Há uma outra hipotese ir para os meios de comunicação divulgar a lei injusta assim deputados e governadores veram que é preciso mudar a lei ou talvez, mudar a forma de interpretar a legislação.

Muitos outros casos, existem e é preciso que seja havaliado com mais cuidado quando se trata da etica da mentira, se é que podemos dizer que existe ética na mentira.

O profissional Ético, que tenta trabalhar baseado em uma conduta moral, deve fazer de tudo, para manter-se correto, trabalhando com honestidade baseado na ética, o que sabemos é que a mentira, as vezes prevalece sobre a verdade, e pessoas que são honestas acabam sendo prejudicadas, por ser verdadeiras, a lei não é sempre justa, mas é preciso, que os profissionais sejam, existe uma divergencia e por isso o profissional tem que ser ético e na verdade ética não combina com mentira, mas será que é verdade? Etica realmente não combina com mentira? talvez esse assunto precisa ser discutida separadamente, porque realmente, se etica é moral, comportamento para o profissional do Direito? como pode ser mentiroso, mesmo que essa mentira seja para fazer justiça, afinal que bagunça é essa? fazer justiça descumprindo a lei? por isso é preciso que a interpretação do profissional seja levado em consideração, mas metir não é etico.