INTEGRIDADE E JUSTIÇA...

Um dos maiores problemas em nossa nação, depois da religiosidade de fachada, é a questão da falta de integridade e justiça muito visíveis, na falta de ética, na falta de bons costumes e de princípios morais...

Exagero de nossa parte... Não. Indignação ante a roubalheira e falta de escrúpulos em vigência...

Íntegro (integridade), significa: Inteiro, completo; Perfeito, exato; Reto, inatacável (Aurélio).

Justiça significa: Virtude de dar a cada um aquilo que é seu; A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência (Aurélio).

Está escrito (disse JESUS):

Porque vos digo que, se a vossa JUSTIÇA

NÃO EXCEDER EM MUITO

A dos escribas e fariseus,

JAMAIS ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS

(Mateus 5:20).

Nem mesmo nas Sagradas Escrituras, encontramos o ser humano (como um todo) preocupado em desenvolver em sua vida prática, o padrão de integridade e de justiça e integridade; visíveis em DEUS e estabelecidos na LEI para serem cultivados e desenvolvidos, por cada pessoa que se deixe conduzir pelo SENHOR...

Encontramos o relato de pessoas como Enoque, José (filho de Jacó; Israel), Jó, Daniel...

PRIMEIRO EXEMPLO:

Andou Enoque com DEUS e já não era, porque DEUS o tomou para SI (Gênesis 5:24).

Entendemos essa ANDAR COM DEUS como um estilo de vida.

SEGUNDO EXEMPLO:

Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS (Gênesis 6:9).

O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero...

Ele (Potifar) não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou,

Senão a ti, porque és sua mulher;

Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contras DEUS...

(Gênesis 39:2, 9).

Salientamos que, nessa época, José não passava de um escravo (em terras estranhas).... Sua recusa em ter um caso com a mulher do patrão o levou à masmorra e, posteriormente, é que ele chegou ao cargo de Governador do Egito.

TERCEIRO EXEMPLO:

Então, perguntou o SENHOR a Satanás:

Donde vens.

Satanás respondeu ao SENHOR e disse:

De rodear a terra e passear por ela.

Perguntou ainda o SENHOR a Satanás:

Observaste o meu servo Jó.

Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto,

Temente a DEUS e que se desvia do mal (Jó 1:7-9; 2:2-3).

Após, muito sofrimento, Jó manteve sua integridade e disse sobre DEUS:

Eu te conhecia só de ouvir (falar),

Mas agora os meus olhos te vêem (Jó 42:5).

Ressaltamos que foi o próprio DEUS que disse de Jó ser ele um homem

ÍNTEGRO E RETO;

TEMENTE A DEUS E QUE

SE DESVIA DO MAL.

O próprio Jó disse:

Fiz aliança com os meus olhos;

Como, pois, os fixaria eu numa donzela (Jó 31:1).

QUARTO EXEMPLO:

Resolveu Daniel, firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei,

Nem com o vinho que ele bebia;

Então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

Ora, DEUS concedeu a Daniel misericórdia e compreensão

Da parte do chefe dos eunucos (Daniel 1:8-9).

A questão parece simples, a qualquer jovem na sociedade atual: primeiro porque DEUS não pedira tal coisa a Daniel. Segundo, ele estava longe de sua casa, de sua terra, do pessoal de sua igreja...

Mas, ele decidiu isso em seu coração e, conforme o texto DEUS concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos...

Quantos jovens, quantos cristãos, quantas pessoas em nossa época esperam resposta do SENHOR, sem antes definirem seu compromisso e, depois, saem dizendo que DEUS não respondeu...

Por outro lado, encontramos nas páginas das escrituras, a exortação do alto pela adoção de um padrão ético e moral de nossa parte...

Abraão havia demonstrado (na prática) disposição de obedecer ao SENHOR; estava com noventa e nove anos e, DEUS lhe pede: Anda na minha presença e sê perfeito (Gênesis 17:1).

Podemos até pensar que o texto se aplica a Abraão; mas, o que dizer de Êxodo 19:5-6 (Velho Testamento; antes da Lei em Israel); referido na Primeira Carta de Pedro 2:9-10 (Novo Testamento; após a Graça universal):

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e

Guardardes a minha aliança,

Então, sereis a minha propriedade PECULIAR

Dentre todos os povos da terra;

Porque toda a terra é minha;

Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.

Novo Testamento; TEMPO DA GRAÇA; Salvação concedida pelos méritos de CRISTO, a cada um que o aceitar:

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa,

Povo de propriedade exclusiva de DEUS,

A fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou

Das trevas para a SUA maravilhosa luz

(1 Pedro 2:9).

PORTANTO, Integridade e Justiça, são coisas que devem ser parte da vida do verdadeiro cristão lavado e remido no sangue de JESUS.

Não é possível ser as duas coisas:

SER (na Igreja) íntegro, justo, santo...

Fora (da Igreja) viver como se DEUS não existisse...

Muito menos viver (como se), SANTIDADE significasse, não fazer (na prática) quando em público, o que envergonhe o nome do SENHOR;

E, quando ninguém estiver olhando, agir do jeito que quer...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/05/2009
Reeditado em 22/05/2009
Código do texto: T1609327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.