DISSE-ME-DISSE FALOU QUE ANDAM DIZENDO...

Disse–me–disse, no sertão pernambucano, significa fofoca...

Pior, tem sido a razão de complicar a complicada vida de muitas pessoas.

Suponha que alguém lhe indague:

- Você andou falando mal de mim?

E, você responda:

- Não! Você me conhece e, sabe, que se tiver alguma coisa contra você, sou capaz de colocar num papel e assinar.

Certamente, qualquer pessoa, em sã consciência, diria que o assunto terminou numa boa e, o primeiro agradeceu ao segundo e, seguiram em paz... Ledo engano!

O disse–me–disse tem espalhado muita confusão porque, algumas pessoas acham melhor dar ouvidos ao disse–me–disse ao invés de considerar o que o suposto autor da conversa teria dito.

O disse–me–disse espalha a conversa e pronto: semeou a desconfiança, instabilidade, insegurança, etc. atrapalhando as relações humanas. Mesmo que não seja nada fácil, e preciso entender que a verdade, sabedoria e amor procedem do Altíssimo DEUS, e podem, colocar um ponto final no disse–me–disse, fortalecendo ainda mais os laços de amizade – fazendo com que, siga adiante apenas as conversas que passarem no teste da peneira de Diógenes:

Em primeiro lugar, seja verdade;

Em segundo lugar, possa ser dita;

Em terceiro lugar, possa ser dito quando eu seja o alvo da conversa.

Suponha-se que alguém diga:

- Andam dizendo que você disse...

E, você responda:

- Então traga ele aqui e vamos esclarecer a questão...

Ao que o primeiro argumenta:

- Deixa pra lá, se você diz que não falou... Mas, vive como se não acreditasse...

O disse–me–disse e como veneno. Como mosca–na–sopa, chegou pra bagunçar, dizia o cantor...

Portanto, se alguém disser que andam dizendo que alguém disse... Não vá na onda; antes, pense se existe (ou nao) alguma coisa por trás da conversa... Se nao houver, coloque um ponto final na fofoca...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 02/06/2009
Reeditado em 02/06/2009
Código do texto: T1627646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.